home

Painel na FAJE discute Teologia e Diversidade Afetivo-Sexual

O que a Teologia tem a dizer sobre a questão da diversidade afetivo-sexual? Este é o tema do Painel que será promovido pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de novembro. O debate em torno do tema da identidade de gênero tem conquistado espaço nas áreas de Antropologia, Psicologia, Sociologia e outras ciências. A teologia também está na discussão, pois o assunto é relevante no atual contexto eclesial.

Nos últimos tempos, é crescente o padrão de violência em razão da identidade de gênero. As agressões passam por todos os campos: físico, sexual, econômico, cultural e religioso. Segundo a ONG Grupo Gay da Bahia, o ano de 2016 foi o mais violento para a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) desde o início da pesquisa há 37 anos. De acordo com os registros, 343 pessoas foram assassinadas no Brasil devido à homofobia. Por isso, o diálogo interdisciplinar entre as várias ciências na busca da compreensão dos fenômenos que envolvem as diversas manifestações afetivo-sexuais se faz urgente.

O Painel faz parte das articulações do Grupo de Pesquisa Diversidade Afetivo-Sexual e Teologia, do Programa de Pós-graduação em Teologia da FAJE. Promover o diálogo entre a teologia e as diversas áreas do conhecimento, com base nas teorias das relações de gênero é o objetivo do Grupo. A proposta é de uma leitura das subjetividades com ênfase nas relações sociais e políticas sob um olhar teológico. A abordagem dos temas têm contribuições de filósofos, teólogos, pedagogos, advogados, psicólogos e jornalistas entre outras áreas do saber. Os convidados para expor e debater o tema são a Prof. Dra. Berenice Bento, da Universidade de Brasília (UNB), e o Prof. Dr. André Musskopt, da Faculdades EST.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE OS CONVIDADOS

Berenice Bento é doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília/ Universitat de Barcelona (Espanha) e pós-doutora pela Universidade da Cidade de New York (Estados Unidos). Professora da UNB, ela tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, transexualidade, sexualidade, direitos humanos, estudos Queer. Além disso, foi editora da Cronos (Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN), entre 2011 e 2013. Durante o painel na FAJE, Berenice lançará o livro Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos

André Musskopt é professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), possui graduação (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Teologia pela Escola Superior de Teologia. É líder e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Gênero nas áreas de: Estudos Feministas, Teorias de Gênero, Teoria Queer, Masculinidade, Homossexualidade e Diversidade Sexual, na sua relação com Teologia e Religião. Obras: Uma brecha no armário – Proposta para uma teologia gay (2015) e Via(da)gensnteológicas – Itinerários para uma teologia queer no Brasil (2012).

 

SERVIÇO

Painel Teologia e Diversidade Afetivo-Sexual

Data e horário: 16 de novembro, às 19h30

Local: Campus da FAJE (Belo Horizonte/MG)

Endereço: Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Bairro: Planalto

Inscrições: Evento gratuito e haverá certificação opcional (R$ 15)

 

Mais informações em www.faculdadejesuita.edu.br/teodiversidadessex ou pelo telefone (31) 3115-7013.

 

Fonte: FAJE (Belo Horizonte/MG)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários