Apresentação

Em mais de 480 anos de história, a Companhia de Jesus tem trabalhado pelo respeito aos direitos humanos. Dentro dessa dimensão, contamos com o Serviço de Cuidado e Proteção, responsável por desenvolver ações de prevenção, conscientização e acolhimento em todos os espaços e frentes de atuação da Província dos Jesuítas do Brasil, com o objetivo de cuidar da integridade das pessoas que, de alguma maneira, se relacionam conosco.

O Serviço de Cuidado e Proteção da  Companhia de Jesus no Brasil busca constantemente construir e fortalecer ambientes e relações seguras, por meio de políticas e protocolos bem definidos, formações continuadas, comitês locais e um canal de Ouvidoria voltado ao cuidado e à proteção.

A Ouvidoria de Cuidado e Proteção foi desenvolvida para receber denúncias de abuso, garantindo o sigilo absoluto de todas as informações. O objetivo é que este canal seja um espaço de escuta, acolhimento e apoio a vítimas de abusos de qualquer natureza e que estejam relacionados a instituições da Companhia de Jesus, independente da data em que tenham ocorrido.

Todas as manifestações recebidas são analisadas e tratadas com o devido cuidado e respeito. Garantimos também ao manifestante um ambiente seguro e acolhedor para se expressar e, caso deseje, um acompanhamento pessoal e próximo, a fim de atender às suas necessidades.

A implementação do Serviço de Cuidado e Proteção, que inclui o canal de Ouvidoria, faz parte das medidas que a Companhia de Jesus vem adotando nos últimos anos para a prevenção e combate contra qualquer forma de abuso, pois cuidar das pessoas 
e promover a plenitude da vida é parte essencial de nossa missão.

Princípios do Serviço de Cuidado e Proteção​​

Transparência e ética

Todas as manifestações são tratadas com imparcialidade, respeito e clareza em cada etapa do processo.

Acolhimento e respeito

O atendimento é conduzido de forma humanizada, com escuta qualificada, paciência, compreensão e ausência de pré-julgamentos.

Proteção e sigilo

As informações compartilhadas são mantidas sob sigilo absoluto, resguardando a identidade dos envolvidos e evitando qualquer tipo de exposição indevida.

Celeridade e eficiência

As manifestações seguem prazos definidos, com foco em agilidade e resolutividade.

Compromisso

A atuação está fundamentada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição Federal, na legislação vigente e nas orientações da Igreja Católica e da Companhia de Jesus, promovendo justiça e equidade.

Equipe de Cuidado e Proteção

Em 1989, ingressou na Companhia de Jesus, sendo ordenado sacerdote em 01 de julho de 2000. Desde março de 2023, exerce a função de delegado para a Proteção e o Cuidado da Província do Brasil. Ao longo de sua missão, trabalhou na formação de jesuítas e nas paróquias São Luís Gonzaga, em São Paulo (SP) e São Francisco Xavier, em Belo Horizonte (MG). Atuou também em colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). Foi sócio do provincial entre 2020 e 2023.

Pe. Elcio José de Toledo, SJ

Delegado para a Proteção e o Cuidado da Província do Brasil

Psicóloga, com mestrado em Administração na Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI) e doutorado em Psicologia Social na Universidade de São Paulo (USP). A trajetória profissional, de mais de 20 anos, conta com trabalhos em instituições da Companhia de Jesus no Brasil: orientadora educacional no Colégio São Francisco de Bórgia (SP), e psicóloga educacional Colégio São Francisco Xavier (SP). Atuou ainda em renomadas instituições de Ensino Superior, como a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Mackenzie, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Insper e Universidade Paulista (Unip), lecionando na graduação, pós-graduação e educação executiva. Sua experiência inclui ainda atendimento psicológico clínico por mais de 15 anos. Em outubro de 2024, tornou-se membro da Equipe de Cuidado e Proteção da Província dos Jesuítas do Brasil, assumindo a função de Ouvidora de Cuidado e Proteção.

Gracieli Tavares

Ouvidora