Perguntas Frequentes
sobre o Serviço de Cuidado e Proteção​

Perguntas Frequentes sobre o Serviço de Cuidado e Proteção

O que é o Serviço de Cuidado e Proteção da Província do Brasil e quais são suas atribuições?

O Serviço de Cuidado e Proteção é responsável por ações concretas de prevenção, conscientização e acolhimento em todos os nossos espaços e frentes de atuação, com o objetivo de cuidar da integridade de todas as pessoas.

Buscamos constantemente construir e fortalecer ambientes e relações seguras, por meio de políticas e protocolos bem definidos, formações continuadas, comitês locais e um canal de ouvidoria voltado ao cuidado e à proteção.

A Ouvidoria de Cuidado e Proteção da Companhia de Jesus no Brasil é um canal oficial que permite que qualquer pessoa que protocole uma manifestação referente a abusos dos mais diferentes tipos e ocorridos em instituições da Companhia de Jesus, independente da data do fato.  

Entre as atribuições: 

  1. Receber e analisar manifestações. 
  2. Apurar as informações apresentadas com garantia de confidencialidade e proteção ao manifestante.
  3. Dialogar com o autor da manifestação.
  4. Integrar o Comitê de Cuidado e Proteção.
  5. Colaborar com a execução das medidas corretivas.

A Ouvidoria de Cuidado e Proteção conta com uma plataforma externa de recebimento de manifestações, que garante a confidencialidade de todas as informações ali postadas e o sigilo do denunciante. A equipe de Cuidado e Proteção é que responde pelo serviço.

Um dos objetivos do Serviço de Cuidado e Proteção é ter um canal de manifestações de casos de abuso — físico, psicológico, sexual ou espiritual — no âmbito da Companhia de Jesus. Questões de outra ordem devem ser, primeiramente, no âmbito local.

A Ouvidoria deve ser acionada, por exemplo, em situações como: 

  • Assédio ou abuso ocorridos em instituições da Companhia de Jesus. 
  • Incidentes graves envolvendo a segurança dentro de instituições da Companhia de Jesus. 
  • Violação de direitos humanos. 
  • Omissão ou falha na gestão interna da instituição.

72 horas.

Sim, o Serviço de Cuidado e Proteção garante o anonimato e a confidencialidade do manifestantes. Para isso mantém a Ouvidoria de Cuidado e Proteção como um sistema, independente, mantido por um fornecedor externo especializado nesse tipo de atendimento.