Devido à importância da Amazônia para o planeta Terra, a Companhia de Jesus elegeu a região como uma de suas prioridades apostólicas. Nós acreditamos que o cuidado com o meio ambiente deve acontecer, também, no nosso dia a dia, pois a Amazônia está em nós e está em nosso entorno. Todos os pequenos e grandes cuidados que temos com a natureza e com os irmãos são, também, cuidados com a Amazônia.
A REPAM (Rede Eclesial Pan-amazônica) e o Projeto Pan-amazônico da CPAL (Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina) tornam possível maior integração da missão da Igreja na Amazônia no âmbito latino-americano. Para marcar presença significativa nessa região, que expressa tanta vida e, ao mesmo tempo, tantos desafios, é necessário ter criatividade e discernimento.
O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE DEVE ACONTECER, TAMBÉM, NO NOSSO DIA A DIA, POIS A AMAZÔNIA ESTÁ EM NÓS E ESTÁ EM NOSSO ENTORNO.



RELAÇÕES JUSTAS COM A CRIAÇÃO
A Companhia de Jesus tem a preocupação constante de estabelecer relações justas com a Criação. A 35ª CG (Congregação Geral ), realizada de janeiro a março de 2008, aponta que o cuidado com o meio ambiente afeta a qualidade das nossas relações com Deus, com os outros seres humanos e com a própria Criação. Por isso, nossa missão como companheiros do Senhor tem seu eixo central no Serviço da Fé e na Promoção da Justiça, que envolve também as questões de justiça ambiental.
Com o intuito de convidar a sociedade para refletir sobre a questão ambiental, o Papa Francisco publicou, em junho de 2015, a primeira encíclica dedicada ao tema do meio ambiente. Com o título Laudato Si’ (em português, Louvado Seja), o documento, traduzido para vários idiomas, aborda temas como Ecologia humana e O cuidado com a criação. Laudato Si’ é uma expressão tirada de uma oração de São Francisco de Assis que louva a Deus pela criação das diferentes criaturas e dos elementos da Terra.
