


Nosso Apostolado Intelectual incentiva a sinergia entre pessoas, centros e publicações. Para isso, desenvolvemos um trabalho em rede com instituições que promovem o pensamento crítico e a cultura.
MUSEUS

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL – PATEO DO COLLEGIO
O Museu de História Natural, que integra um espaço expositivo do Museu Anchieta, no Pateo do Collegio, exibe uma exposição permanente de aves, mamíferos, répteis e anfíbios da fauna brasileira. Dentre os espécimes empalhados, devidamente restaurados, há o raro Tamanduaí, que habita uma região específica e de difícil acesso no Amazonas. Os exemplares estão distribuídos em único diorama − fundo pintado realisticamente para representar uma cena −, retratando os principais ecossistemas brasileiros: Manguezal, Mata-Atlântica, Cerrado e Pantanal.

MUSEU PADRE ANCHIETA – SANTUÁRIO NACIONAL DE ANCHIETA
Em 1965, o Museu Padre Anchieta foi criado para preservar imagens e objetos litúrgicos da igreja. Um dos ambientes expõe informações sobre as construções jesuíticas e sobre a vida de São José de Anchieta.

MUSEU DO HOMEM DO SAMBAQUI – COLÉGIO CATARINENSE
O Museu do Homem do Sambaqui, em Florianópolis (SC), desenvolve um trabalho de cuidado com os materiais de pesquisa que possam contribuir para o entendimento da história natural, arqueológica e antropológica, dentre outras áreas, em terras catarinenses. Muitos materiais foram encontrados e selecionados pelo padre João Alfredo Rohr, SJ, entre eles, os esqueletos de centenas de anos; outros materiais, como as vestes litúrgicas, por exemplo, foram organizados pela equipe de profissionais do Museu.
O acervo é constituído das seguintes coleções: arqueológica, geológica, zootécnica, numismática, vestes litúrgicas e malacológica ─ ramo da Zoologia que estuda moluscos.

MEMORIAL JESUÍTA
O Memorial Jesuíta possui mais de 200 mil livros, 1.200 títulos de periódicos e milhares de documentos históricos. As coleções que compõem o acervo foram agrupadas por diversas bibliotecas e unificadas na Biblioteca da Unisinos, para preservação, guarda, organização e difusão. Clique aqui e confira o regulamento que orienta as normas de utilização das coleções do Memorial Jesuíta.

MEMORIAL JESUÍTA – COLÉGIO ANCHIETA
No acervo, estão expostos instrumentos náuticos trazidos pelos primeiros padres jesuítas que chegaram ao país, além de pratarias da Igreja Católica e roupas usadas por religiosos na época em que as missas eram celebradas em latim. O local é aberto para visitação dos interessados, mediante agendamento.

MUSEU DE ARTE SACRA DOS JESUÍTAS (MASJ)
O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ) está instalado no complexo arquitetônico que engloba a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a residência anexa dos jesuítas. Localizado na cidade de Embu das Artes (SP), o prédio foi construído na virada do século XVII para o XVIII pelos padres da Companhia de Jesus.
O MASJ é rico em imagens esculpidas em madeira durante os séculos XVIII e XIX. O acervo também é composto por alfaias e paramentos litúrgicos que pertenceram aos padres da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e da Igreja de São Gonçalo Garcia, localizada no centro de São Paulo.

MUSEU ANCHIETA – PATEO DO COLLEGIO
Inaugurado em 1979, o Museu Anchieta tem como missão resgatar a memória e a importância do local, proporcionando reflexões acerca da fundação de São Paulo e sobre o papel dos jesuítas no dia a dia de seus primeiros habitantes.
O acervo do museu é, predominantemente, composto de peças de arte sacra que remetem à vida social paulistana. Intrinsecamente, ligada à religiosidade dos primórdios da cidade. Com o auxílio de painéis, mapas, textos explicativos, maquete e pinacoteca, os visitantes podem contextualizar histórica, geográfica e artisticamente a fundação da cidade e as transformações sofridas no local de 1554 até os dias atuais.

MEMORIAL PE. MANUEL DA NÓBREGA
Inaugurado em outubro de 2020, é o primeiro memorial instituído pela Província dos Jesuítas do Brasil no âmbito da Coordenação do Cuidado do Patrimônio Histórico e Cultural, sob responsabilidade do Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ e assessoria da historiadora Sra. Larissa Maia Artoni.
Atualmente reúne o acervo histórico do Colégio São Luís (SP), que foi transferido para uma nova sede em 2020. O Memorial Pe. Manuel da Nóbrega está a serviço de toda a Província, trabalhando para a criação de políticas comuns de identificação, preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural da Companhia de Jesus no Brasil.
CENTROS DE CULTURA

CCB (CENTRO CULTURAL DE BRASÍLIA)
O CCB (Centro Cultural de Brasília), fundado em 1975 por iniciativa da Companhia de Jesus, tem como missão promover o diálogo cristão e a partilha da experiência do amor de Deus, por meio de atividades religiosas, culturais, de pesquisa e ação social, tendo em vista a solidariedade e a vida.

CENTRO LOYOLA BELO HORIZONTE
O Centro Loyola Belo Horizonte oferece possibilidades de leituras da cultura contemporânea à luz do humanismo cristão, por meio de cursos, ciclos de palestras, grupos de reflexão e rodas de conversa, nas áreas de Teologia, Filosofia, Literatura e Espiritualidade.

CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA PUC-RIO
Fundado em 1994, o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio promove formação cristã integral para leigos, através de atividades em três diferentes eixos: Espiritualidade, Cursos e Eventos. Primeiro Centro Loyola do Brasil e o único vinculado a uma Universidade, seu objetivo é promover o diálogo entre a fé e as questões do mundo contemporâneo, principalmente ligadas à cultura e à ciência.

CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA DE GOIÂNIA
O Centro Loyola de Fé e Cultura de Goiânia é um espaço de diálogo, aberto a pessoas de boa vontade, que desejam uma formação que lhes possibilite compreender os desafios do mundo atual. Criado em 2004, o Centro Loyola promove, sob a inspiração da Espiritualidade Inaciana, diversas atividades entre elas: retiros inacianos, cursos, palestras, etc.