-
Visita do Padre Geral ao Brasil
O Superior Geral da Companhia de Jesus, Padre Arturo Sosa, visitou à Província dos Jesuítas do Brasil entre os dias 16 e 28 de outubro de 2017. Durante esse período, o Padre Geral reuniu-se com os jesuítas, visitou várias obras da Província no país e participou do Congresso Mundial dos Delegados de Educação, no Rio de Janeiro. Relembre, por meio das notícias publicadas no Portal Jesuítas Brasil, como foi a passagem do jesuíta no país!
Pe. Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus
Padre Arturo Sosa foi eleito Superior Geral da Companhia de Jesus em 14 de outubro de 2016, durante a realização da 36ª Congregação Geral (36º CG), tornando-se o 31º sucessor de Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem religiosa.
Nascido em Caracas (Venezuela), no dia 12 de novembro de 1948, Padre Arturo Sosa entrou para a Companhia de Jesus em 1966 e foi ordenado sacerdote em 30 de julho de 1977.
Entre 1978 e 1996, exerceu as funções de coordenador do Apostolado Social e diretor do Centro Gumilla, instituição voltada para investigação e ação social dos jesuítas na Venezuela. Em 1990, doutorou-se em Ciências Políticas pela Universidade Central da Venezuela. E, de 1996 a 2004, foi Superior Provincial dos Jesuítas no país.
A dedicação à vida acadêmica sempre esteve presente em sua trajetória. Além de exercer funções em várias instituições de ensino durante 10 anos, Pe. Arturo Sosa foi reitor da Universidade Católica del Táchira no período de 2004 a 2014, na Venezuela. Publicou diferentes obras, especialmente sobre história e política venezuelana.
Em 2008, na 35ª CG, foi escolhido pelo Pe. Adolfo Nicolás, então Padre Geral da Companhia de Jesus, para Conselheiro Geral. Nos últimos anos, Pe. Arturo Sosa desempenhava a função de Delegado do Superior Geral para as Casas Internacionais, em Roma (Itália).
Acesse www.jesuitasbrasil.com/padrearturososa e leia a entrevista do Pe. Arturo Sosa após sua eleição como Superior Geral da Companhia de Jesus!
36ª Congregação Geral
Iniciada em 2 de outubro de 2016, em Roma (Itália), a 36ª Congregação Geral (36ª CG) da Companhia de Jesus reuniu 215 jesuítas, representando todas as províncias e regiões da Ordem religiosa no mundo. Ao longo de 41 dias de trabalho intenso, nessa última CG, Pe. Arturo Sosa foi eleito o novo Superior Geral da Companhia de Jesus.
As Congregações Gerais são momentos importantes para os jesuítas, uma vez que sua convocação ocorre em razão da morte ou renúncia do Superior Geral, portanto, para eleger seu sucessor. Também podem ser convocadas quando o Geral decide que é preciso agir sobre assuntos importantes a respeito dos quais não pode, ou não quer, decidir sozinho. A 36ª CG foi convocada após o pedido de renúncia do então Superior Geral, Pe. Adolfo Nicolás.
Você precisa fazer login para comentar.