Em clima de festa e muita alegria, o Espaço MAGIS Manaus celebrou no último sábado (13) seus dez anos de missão com as juventudes na capital amazonense. O evento, realizado no Espaço Loyola, reuniu toda a comunidade para um momento de confraternização.
A festa teve início com uma Missa Convivium presidida pelo Pe. Rogério Mosimann da Silva, SJ, delegado para a Preferência Apostólica Amazônia (Paam). Em seguida, a comunidade se reuniu para um momento de confraternização com lanche, música e dinâmicas. Entre os mais de 50 participantes estiveram presentes obras como Fé e Alegria Amazonas, Casa de Retiro Irmão Vicente Cañas, Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies), entre outros.
Reabertura do Centro MAGIS Amazônia
O evento também oficializou a reabertura do Centro MAGIS Amazônia, que anteriormente estava situado em Belém (PA). Agora, com sede em Manaus (AM), o Centro terá como foco principal o trabalho com as juventudes da Amazônia. A novidade foi anunciada em vídeo pelo Pe. Edson Tomé Pacheco Silva, SJ, secretário para Juventudes e Vocações, coordenador do Programa MAGIS Brasil e diretor do Centro MAGIS Anchietanum, localizado em São Paulo (SP).
Em seu discurso, Pe. Tomé, SJ, destacou a importância da Amazônia para o mundo e a necessidade de um olhar mais atento para a região e seus povos. “As Preferências Apostólicas Universais e as Preferências Apostólicas de nossa província no Brasil nos colocam em sintonia e compromisso com esse território e, claro, com as pessoas que vivem nesta região. Tratando-se da Rede Inaciana de Juventude, MAGIS Brasil, olhamos diretamente para os jovens e queremos contribuir no acompanhamento de um futuro cheio de esperança“, disse.
O secretário também ressaltou o compromisso da Companhia de Jesus com as juventudes amazônicas e a importância do trabalho do Centro MAGIS Amazônia nesse contexto: “Portanto, como corpo apostólico, em constante busca e em permanente leitura dos tempos, a Província dos Jesuítas do Brasil quer continuar sua missão com as juventudes amazônicas, entendendo, após um período de discernimento e reflexão, que devemos retomar os trabalhos do Centro MAGIS da Amazônia, agora com sede na cidade de Manaus e em contínua articulação com as demais regiões, como Santarém (PA) e Belém (PA).”
Confira o vídeo:
Centro contará com nova direção
O novo diretor do Centro MAGIS Amazônia, Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ, também se pronunciou durante o evento. “Comemorar os dez anos da presença da Rede Inaciana de Juventudes da Província dos Jesuítas do Brasil em Manaus é ter um olhar agradecido, pois somos frutos da articulação da Rede Inaciana da antiga Região Brasil Amazônia e da bonita experiência do MAGIS que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ)”, afirmou o jesuíta. Ele também falou sobre os desafios e as expectativas para o futuro do Centro MAGIS Amazônia. “Meu sentimento é uma mistura de alegria, expectativa e esperança, pois sei que não estou só, mas que aqui temos um corpo apostólico formado por lideranças inacianas jovens e por nós jesuítas, para assumirmos com garra, coragem e determinação esta missão que Deus, por meio do secretário de Juventudes e Vocações, nos confia”.
O Centro MAGIS Amazônia tem um compromisso firme com a juventude da região e com a valorização da Amazônia. Por meio de um trabalho articulado e engajado, o Centro continuará buscando promover a formação integral dos jovens, fortalecendo sua capacidade de liderança, protagonismo e atuação na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável.
Diego Aguiar, um jovem que participou do Espaço MAGIS Manaus e hoje atua na Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), esteve presente no evento e comentou: “Eu acho tão bonito quando conseguimos ver o quanto um projeto, uma obra, impacta a vida de tantos jovens, inclusive a nossa, não é mesmo? Sou muito grato ao MAGIS por contribuir para minha formação humana integral, por me ajudar a reconhecer-me como jovem e me introduzir na espiritualidade”. E finaliza dizendo: “Celebrar mais um ano do MAGIS também é celebrar minha vida e a vida de tantos jovens”
O Centro MAGIS Amazônia oferece um espaço para o desenvolvimento de habilidades, o aprofundamento da fé, a promoção da justiça social e a vivência de valores como a solidariedade, a responsabilidade e o amor ao próximo.