home

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Em seu livro dos Exercícios Espirituais (EE.EE.), Santo Inácio de Loyola diz que, assim como o corpo, o espírito também deve ser preparado: “Porque, assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais, da mesma maneira todo o modo de preparar e dispor a alma, para tirar de si todas as afeições desordenadas e, depois de tiradas, buscar e achar a vontade divina na disposição da sua vida para a salvação da alma, se chamam exercícios espirituais.”

Foi dessa forma, como no movimento de uma caminhada, que Santo Inácio encontrou experimentalmente sua maneira pessoal de mergulhar na aventura do espírito, sistematizou o método e o propôs a outros, na forma dos Exercícios Espirituais. Os EE.EE. são, portanto, o fundamento da espiritualidade inaciana e instrumento privilegiado para ajudar no encontro do ser humano com seu Senhor.

Os Exercícios Espirituais constituem-se como um caminho a percorrer, uma maneira vital de dispor-se inteiramente à ação do Espírito (“deixar-se conduzir por Ele”), que transforma e liberta o coração de todo desejo desordenado, para buscar, encontrar e realizar a vontade de Deus na própria vida de quem procura fazê-los.

Por que fazer os Exercícios Espirituais?

Por meio dos Exercícios Espirituais, cada um é convidado a descobrir Deus e seu projeto, de forma a conhecer-se mais a fundo, em suas luzes e sombras. É um método de oração que já ajudou uma infinidade de pessoas a se libertar de tudo o que lhes travava e viver mais intensamente, ganhando profundidade, sentido e compromisso em suas vidas.

Os Exercícios são uma jornada de identificação com Jesus e com o seu estilo de vida, por meio do qual podemos perceber o modo concreto como Deus nos convida a colaborar com o Seu Reino, tornando o mundo mais justo. Esse processo pode ser difícil, com momentos de desânimo e de inquietações, intercalado com sentimentos de esperança e de alegria, mas sempre com a certeza de que Deus nos conduzirá pelo melhor caminho.

Quem pode fazer os Exercícios Espirituais?

Todos e todas que se sintam chamados a trilhar esse caminho de autoconhecimento e de encontro com Deus podem buscar fazer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, independentemente de serem leigos ou religiosos. Os EE.EE. são oferecidos em diversas modalidades, para que cada pessoa possa escolher aquela com a qual mais se identifica e que esteja dentro das suas possibilidades e disponibilidade de tempo.

Como funciona na prática?

Os Exercícios Espirituais são uma maneira de rezar e, de maneira geral, são oferecidos na forma de retiros de silêncio, sempre com o acompanhamento de um orientador espiritual. Mesmo que feitos no contexto de um grupo, a experiência dos EE.EE. é muito pessoal, e se adapta ao que cada pessoa vai vivendo ao longo do processo.

Cada momento de encontro com Deus nesse tipo de retiro começa com a busca de um lugar tranquilo para se concentrar. Depois, faz-se uma oração inicial e então se parte para a leitura de um texto, normalmente uma passagem bíblica, seguido da reflexão sobre o que foi lido, na forma de meditação ou contemplação. Ao final, o exercitante faz seu colóquio espiritual, um momento de conversa com Deus, para então revisar e avaliar seu momento de oração. Em alguns casos, pode haver também momentos de partilha em grupo sobre o que foi rezado.

Em que modalidades são oferecidos os Exercícios Espirituais?

Segundo Santo Inácio, os Exercícios Espirituais “devem ser aplicados conforme a disposição das pessoas que desejem recebê-los, isto é, conforme a sua idade, instrução ou talento”. Sendo assim, eles podem ser feitos de várias formas, adaptados às diversas realidades de lugares e de pessoas. As possibilidades mais comuns para se fazer os EE.EE. são:

EE.EE. de 30 dias corridos

Retiros que proporcionam a experiência completa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, em 30 dias corridos.

EE.EE. de 30 dias em etapas

Experiência completa dos EE.EE., realizada em três etapas de oito dias, ao longo de um ano e meio, com matéria para oração pessoal entre elas.

 

E.EE. de oito dias corridos

Retiro em que é aplicada a metodologia dos Exercícios Espirituais de maneira reduzida. Pode ser com colocações, sem colocações ou personalizado.

 

 

 

EE.EE. de oito dias em etapas

Adaptação da experiência dos oito dias em cinco etapas de finais de semana, para pessoas que estão se iniciando na prática dos Exercícios e que não podem fazer oito dias seguidos de retiro.

 

 

 

EE.EE. na vida Cotidiana (EVC)

O exercitante recebe matéria para rezar no seu dia a dia e é acompanhado periodicamente. A experiência pode ser realizada em grupos ou de maneira personalizada.

 

 

 

Experiências de fim de semana

Retiros em que se aplica a metodologia dos Exercícios Espirituais a temas diversos (liturgia, artes, profissões…), introduzindo a pessoa ao modo inaciano de rezar.

 

 

Como encontrar outras pessoas leigas que vivem a Espiritualidade Inaciana?

Milhões de pessoas ao redor do mundo vivenciam a espiritualidade inaciana ao participar de comunidades ou grupos de leigos. São eles:

Comunidade de Vida Cristã (CVX)

É uma comunidade mundial, composta por grupos comprometidos a respeitar um modo de vida e a fazer a integração com a espiritualidade inaciana. A CVX tem uma estrutura descentralizada e flexível, com um conjunto de Princípios Gerais, que são a linha mestra da comunidade mundial, nacional e local.

Saiba mais: cvx.org.br/  

Congregação Mariana

Associação pública, formada por leigos católicos, que procuram seguir o cristianismo, por meio de uma vida consagrada à Virgem Maria. Santidade e apostolado são as metas da congregação para a transformação cristã da sociedade. Os congregados marianos do Brasil podem ser reconhecidos nas reuniões ou nas celebrações da Igreja pela fita azul no pescoço.

Saiba mais: http://www.cncmb.org.br/ 

Apostolado da Oração

Rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa. Atualmente, cerca de 40 a 50 milhões de pessoas ao redor do mundo estão unidas ao Coração Eucarístico de Jesus por meio do Apostolado da Oração.

Saiba mais: http://www.apostoladodaoracao.com.br/ 

Associação das Comunidades de Vida Mariana (ACVM)

Associação de leigos, organizada em pequenas comunidades, que tem sua espiritualidade desenvolvida segundo os Exercícios Espirituais. Atua na evangelização de adolescentes, jovens e adultos, para ajudar as pessoas a fazer uma experiência pessoal com Jesus e aprofundá-la em suas vidas e na comunidade.

Saiba mais: http://www.acvm.org.br/ 

Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)

Movimento internacional de formação cristã para crianças e jovens, que tem o intuito de ensinar as pessoas a viver ao estilo de Jesus. Sua metodologia é baseada na formação de comunidades, na consciência eclesial, na vivência da oração, na eucaristia do dia a dia, na palavra de Deus e no discernimento.

Saiba mais: http://www.loyola.com.br/mej 

Onde posso fazer os Exercícios Espirituais?