71ª Congregação de Procuradores: termina o retiro e inicia a fase canônica

Os jesuítas reunidos para a Congregação de Procuradores, em Loyola (Espanha), finalizaram os Exercícios Espirituais de oito dias, no domingo (14), conduzidos pelos Conselheiros Gerais Victor Assouad, Claudio Paul e Mark Ravizza.

“Orar com os jesuítas e ajudá-los a fazer a oração é sempre uma experiência única e um grande privilégio” disse o Pe. Geral Arturo Sosa. “Ver as pessoas levarem tão a sério os temas do retiro foi uma consolação profunda. Os jesuítas sabem quem são olhando para Jesus; Ele é o fundamento da nossa identidade. Quando oramos juntos, nos encontramos (a nós mesmos)…, nos encontramos uns aos outros… e encontramos nova profundidade e nova criatividade na missão”.

O retiro centrou-se nos diferentes temas do De Statu Societatis, que foi apresentado em plenária no dia 06 de maio. Diariamente, os participantes do retiro oravam e refletiam sobre um tema selecionado e, em seguida, compartilhavam os frutos de sua oração em pequenos grupos por meio da conversação espiritual. Os relatórios dos grupos ao Pe. Geral expressavam o que ressoou mais profundamente nos participantes, onde encontraram dificuldades ou onde se fazia necessário mais clareza.

Quando começar a parte canônica da Congregação, haverá um novo debate sobre os temas-chave escolhidos pelo Pe. Geral. Dentro de algumas semanas, ele publicará a versão final de seu texto com base neste intenso processo de discernimento em comum. O De Statu Societatis, revisado após a Congregação de Procuradores, será compartilhado com toda a Companhia como um chamado renovado para avançar em seu caminho de conversão.

“Temos que nos perguntar, reiteradamente, para onde nos leva o Espírito e o que a Trindade quer que façamos. Somente por meio da oração e da partilha profunda conjunta, às vezes ao pé da cruz, poderemos encontrar a resposta a esta pergunta”, disse o Pe. Arturo Sosa. “A experiência de Veneza foi um momento chave para os primeiros companheiros e também para nós. Quando redescobrimos esse espírito de Veneza – que é também o espírito da CG36 – encontramos nosso caminho. O discernimento em comum deve ser levado a sério pois pode nos transformar.”

Convidamos, cordialmente, a todos, a juntarem-se à oração matinal da Congregação, que será transmitida ao vivo diariamente às 9h30, de 16 a 21 de maio (horário da Europa Central). O vídeo da oração estará disponível posteriormente no site especial de comunicações CP 71, onde será possível ver e fazer o download de fotos e outros documentos. https://link.jesuit.media/cp71

Para mais informações:

Pe. Robert Ballecer, SJ: Infosj-media@sjcuria.org
Pe. Pierre Bélanger, SJ: infosj-redac@sjcuria.org
Pe. Vivian Richard, SJinfosj-social@sjcuria.org

Compartilhe

Últimas notícias