Os alunos do Colégio Loyola têm a possibilidade, por meio do Projeto de Formação para a Cidadania, de aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento e a importância do poder público para a sociedade. A iniciativa, que envolve estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental até a 2ª Série do Ensino Médio, ajuda os jovens a refletir sobre o papel dessas instituições no Brasil.
Prestes a entrar no Ensino Médio, a aluna do 9º Ano, Érika Sena, questiona “O cidadão tem direitos e deveres. Mas como garanti-los?”. Nesse contexto, o projeto Formação para a Cidadania incentiva o pensamento crítico dos alunos.
Em cada série, a iniciativa trabalha de forma específica. No 9º Ano, por exemplo, as turmas desenvolvem o Magis de Cinema: Formação para Cidadania. “De maneira interdisciplinar, ele permite conhecer a estrutura do poder público e sua importância, além de educar a sensibilidade dos jovens para ver que o mundo é rico em diversidade”, explica a coordenadora do 9º Ano, Rose Furtado.
“Com todo o universo de informações que está disponível hoje, a escola, a família e o aluno devem estabelecer um diálogo que colabore para a formação da capacidade de abstração e síntese, essencial para a consciência da cidadania”, acrescenta o professor de Redação, Francisco Assunção.
Em maio, os alunos visitaram sete instituições:
- Assembleia Legislativa de Minas Gerais
- Câmara Municipal de Belo Horizonte
- Cidade Administrativa
- Ministério Público de Minas Gerais
- Secretaria Municipal de Educação
- Tribunal Regional Eleitoral
- Tribunal Regional do Trabalho
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Fonte: Colégio Loyola