Nesta segunda-feira (3), a Companhia de Jesus iniciou a primeira sessão plenária da 36ª Congregação Geral, que conta com a participação de 215 jesuítas, representando as 76 províncias e 10 regiões da Ordem religiosa no mundo. A Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) está representada por seis jesuítas:
- Pe. João Renato Eidt – Provincial, participa ex officio.
- Ir. Eudson Ramos – eleito pela conferência CPAL (Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina).
- Pe. Carlos Palácio – eleito pela Província BRA.
- Pe. Claudio Paul – eleito pela Província BRA.
- Pe. Elton Vitoriano Ribeiro – eleito pela Província BRA.
- Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira – eleito pela Província BRA.
A primeira fase da CG consiste na eleição do novo Superior Geral da Ordem religiosa. Em seguida, o nome escolhido será apresentado para aprovação do Papa Francisco e, posteriormente, anunciado publicamente. Na segunda fase da CG, que não tem data limite para acabar, os jesuítas vão dedicar-se a refletir sobre a missão da Companhia de Jesus na atualidade.
No último domingo (2), a 36ª CG teve início com uma missa na Igreja del Gesù, em Roma (Itália). A cerimônia foi presidida pelo padre Bruno Cadoré, mestre geral da Ordem dos Dominicanos. O padre Adolfo Nicolás, Superior Geral da Companhia de Jesus, acompanhou no altar.
Após a celebração, os jesuítas veneraram os restos mortais de Santo Inácio, que estão conservados embaixo do altar, no lado direito da igreja. Nesse momento, uma vela foi acesa. Ela continuará ardendo durante toda a CG.
Acompanhe as notícias sobre a 36ª CG no site www.gc36.org.
Saiba mais sobre a importância da CG na 28ª Edição do informativo Em Companhia. Clique aqui e faça o download da publicação em PDF.
Fonte: Cúria Geral dos Jesuítas/ www.apostoladodaoracao.pt