No dia 26 de outubro, o Colégio Medianeira recebeu o professor José Pacheco para uma conversa com educadores e o público externo sobre o tema Que outra escola é possível?. Nascido na cidade do Porto (Portugal) e conhecido mundialmente por idealizar a Escola da Ponte, Pacheco ajudou a desenvolver métodos de gestão democrática da educação, nos quais o estudante é preparado para possuir uma conduta cidadã.
O educador, que veio a Curitiba (PR) especialmente para o encontro no Medianeira, discutiu a experiência do Projeto Âncora, ONG em Cotia (SP), como uma realidade possível de mudança na educação básica brasileira. Para Fernando Guidini, diretor Acadêmico do Colégio, a vinda de José Pacheco reitera a preocupação da instituição em repensar o currículo, a aprendizagem e os processos pedagógicos. “Trazer um autor como este, que pensa a escola, o currículo, a educação e novas formas de ensinar e aprender é uma experiência singular”, define.
Guidini ressalta que a visita de Pacheco acontece justamente quando a Rede Jesuíta de Educação (RJE) passa por um momento de renovação e ressignificação promovido pelo Projeto Educativo Comum (PEC), documento basilar do trajeto à excelência humana e acadêmica e que sintetiza as ideias, os conceitos e os princípios da Companhia de Jesus.
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FLIM
A palestra com o professor José Pacheco é um aquecimento para a tradicional Festa das Linguagens do Colégio Medianeira (FLIM), que acontece entre os dias 3 e 9 de novembro. Segundo Vinícius Soares Pinto, coordenador de Midiaeducação do Medianeira, Pacheco nos provoca a pensar sobre os tradicionais modelos de sala de aula. “Ter contato com ideias inspiradoras como as dele, uma semana antes da FLIM, contribui para evidenciar a importância de sair da sala de aula engavetada e ocupar diferentes espaços do colégio para estratégias de ensino e aprendizagem”, explica.
Neste ano, a FLIM terá entre os convidados o jornalista José Carlos Fernandes, o artista plástico Tom Lisboa e o escritor Marcelo Amado, além dos shows da banda Sincopé e de Leo Fressato. “A expectativa é promover tempos e espaços de ensino e aprendizagem por meio das diferentes linguagens que fomentarão discussões e reflexão com olhares e leituras sobre nossa realidade a partir da dimensão estética”, ressalta Vinícius.
Ao discutir a educação e problematizar os processos educativos, o Colégio Medianeira reafirma seu compromisso com a formação de sujeitos competes, conscientes, compassivos e comprometidos, capazes de olhar o mundo de maneira mais justa e cidadã.
Fonte: Colégio Medianeira (Curitiba/PR)