Entre os dias 17 e 19 de abril, o Programa de Inclusão Educacional Acadêmica – PIEA, da RJE (Rede Jesuíta de Educação), promoveu um encontro que contou com a presença das coordenadorias de assistência social das mantenedoras ASAV (Associação Antônio Vieira), ANEAS (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social) e ANI (Associação Nacional de Instruções). Representantes da Unisinos e dos colégios Anchieta, Catarinense, Medianeira e da Escola Padre Arrupe também participaram da reunião, realizada no Campus Unisinos de Porto Alegre (RS).
O encontro fomentou reflexões entre o grupo de assistentes sociais, servindo de apoio para encaminhamentos como a atualização das orientações técnicas, elaboradas pela Diretoria de Assistência Social da ANI e ANEAS, em um trabalho de alinhamento construído para a Província dos Jesuítas do Brasil – BRA.
De acordo com Leila Pizzato, coordenadora de Assistência Social, a reunião teve por objetivo buscar com que as instituições jesuítas de todo o país desenvolvam um trabalho de excelência na área. A coordenadora comentou sobre a importância do encontro em otimizar conhecimentos sobre a revisão e análise de documentos: “Na reunião, tivemos dois momentos que incidem diretamente nessa busca. Realizamos um turno de estudo de caso, a partir de processos elaborados pelos técnicos para a concessão de bolsas de estudo, o que possibilitou ao grupo rever procedimentos e identificar as possíveis lacunas na documentação, o que gera fragilidade para o deferimento ou indeferimento. O grupo constatou o quanto está coeso em unidade técnica, tanto para o processo como em relação à concepção”.
A coordenadora ainda afirmou: “Participamos também da oficina Análise de documentos para a elaboração do estudo e avaliação socioeconômica, com o contador e perito contábil, Anderson Martins. O encontro possibilitou ao grupo entender conceitos, revisar e aprofundar a importância dos documentos solicitados para o processo de concessão de bolsas de estudo, principalmente no que diz respeito às análises de trabalhadores informais ou autônomos. Esses momentos formativos têm por finalidade qualificar a dimensão técnica e institucional para os processos”.
Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV (Associação Antônio Vieira)