Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the post-smtp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/wwjesu/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Brasil avança com a Nova Lei de Migração – Portal Jesuítas Brasil

Brasil avança com a Nova Lei de Migração

Depois de uma espera de muitos anos e de um amplo trabalho de instituições da sociedade civil brasileira, que acompanham migrantes e refugiados, o Senado Federal aprovou a Nova Lei de Migração, que substitui o Estatuto do Estrangeiro, de 1980. Nos próximos dias, o documento segue para sanção presidencial.

Para o coordenador nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJM Brasil) e integrante do Centro Zanmi –organização que articula uma rede nacional de colaboração para defesa de direitos e promoção da dignidade dos estrangeiros que estão no Brasil–, Ir. Davidson Braga, a aprovação da nova lei é uma conquista extremamente importante: “Trabalhamos longamente nas discussões, reflexões, adaptações do texto para responder às necessidades migratórias no país, considerando tanto os aspectos humanitários de acolhida das pessoas, quanto aspectos jurídicos e de soberania nacional”.

Para Ir. Davidson, a nova legislação significa uma mudança estrutural, já que até então as regras que regulavam a migração no país se baseavam em documento da época da ditadura militar, tratando os migrantes e refugiados como um problema de segurança nacional: “A mudança de fundo na lei e que permeia todo o texto é uma mudança de paradigma, de um controle de segurança nacional para um tratamento mais humanitário”.

Entre os princípios da lei, estão a garantia ao imigrante de condição de igualdade com os nacionais, inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade e acesso aos serviços públicos de saúde e educação, bem como registro da documentação que permite ingresso no mercado de trabalho e direito à previdência social.

Atualmente, os vistos humanitários são provisórios e aplicados apenas a sírios e haitianos. Com a nova lei, pessoas em situação de risco poderão chegar ao Brasil de maneira segura. E, quando chegarem, solicitar refúgio ou outra forma de proteção humanitária internacional.

O repúdio à xenofobia e ao racismo e qualquer outra forma de discriminação também será instituído. A criminalização por razões migratórias também acabará. Dessa forma, nenhum migrante pode ser preso por estar em situação irregular. O texto prevê, ainda, anistia aos migrantes que já se encontram em território nacional.

O Brasil, com a Nova Lei de Migração, caminha para a vanguarda em questões migratórias. A 31ª Ed. do informativo Em Companhia (Jan./Fev. 2017) abordou o tema. A Companhia de Jesus, por meio do Serviço Jesuíta aos Refugiados – JRS e de outras frentes de atuação, se faz presente no apoio as pessoas que são forçadas a sair de suas casas em busca de um futuro mais digno. Clique aqui e leia mais!

Novo coordenador do Serviço Jesuíta a Migrantes no Brasil

No dia 1º de maio, o padre Agnaldo Pereira de Oliveira Júnior assumiu a coordenação do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJM Brasil), substituindo o Ir. Davidson Braga, que continuará atuando em Brasília (DF), como colaborador do SJM Brasil, do Centro Zanmi e do IMDH (Instituto Migrações e Direitos Humanos, irmãs Scalabrinianas). O jesuíta ajudará o padre Agnaldo neste tempo de transição.

 

Fonte: Centro Zanmi (Belo Horizonte/MG) e Carta Capital

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários