Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Colégio São Luís promove colóquio de psicanálise

  • Postado em: 5 de setembro de 2017

O Colégio São Luís realizou o I Colóquio Winnicott e a Educação, em parceria com o IBPW – Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnocttiana, no dia 19 de agosto. O evento teve como objetivo discutir aspectos da teoria do psicanalista e pediatra inglês Donald Winnicott, que envolvem o amadurecimento dos indivíduos.

A especialista Elsa Oliveira Dias, presidente do IBPW, abriu a conferência contextualizando de que modo Winnicott pode trazer contribuições ao campo educacional. Nas mesas-redondas que seguiram, as dificuldades de socialização e de aprendizagem foram associadas, entre outras coisas, a determinadas falhas no processo de amadurecimento.

Em relação ao desempenho escolar, seja na vertente das dificuldades de aprendizagem, seja na hipervalorização atual da performance do aluno, falou-se sobre a necessidade de vincular a preparação intelectual e informativa ao desenvolvimento integral da pessoa. Também foram propostas reflexões a respeito das condições para o desenvolvimento da capacidade para a inventividade e para a simbolização no ambiente escolar – ou seja, de um espaço para a criatividade.

O I Colóquio Winnicott e a Educação abordou ainda temas relativos à formação docente e buscou compreensão a casos que afligem as famílias e os educadores, como hiperatividade, mentiras e destrutividade entre as crianças e os jovens. Esta foi mais uma das ações que integram o calendário comemorativo dos 150 anos do Colégio São Luís.

Fonte: Colégio São Luís (São Paulo/SP)

Compartilhe

AnteriorAnteriorAlunos do Colégio Anchieta produzem curtas para concurso
PróximoExperiência MAGIS: Peregrinação 300 anos de AparecidaPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Ir. Kazuo Kimura, SJ

“Ignite the Way” | A Companhia de Jesus impulsionando a sinodalidade

Efoe conclui formação de orientadores espirituais 

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados