O Colégio São Luís realizou o I Colóquio Winnicott e a Educação, em parceria com o IBPW – Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnocttiana, no dia 19 de agosto. O evento teve como objetivo discutir aspectos da teoria do psicanalista e pediatra inglês Donald Winnicott, que envolvem o amadurecimento dos indivíduos.
A especialista Elsa Oliveira Dias, presidente do IBPW, abriu a conferência contextualizando de que modo Winnicott pode trazer contribuições ao campo educacional. Nas mesas-redondas que seguiram, as dificuldades de socialização e de aprendizagem foram associadas, entre outras coisas, a determinadas falhas no processo de amadurecimento.
Em relação ao desempenho escolar, seja na vertente das dificuldades de aprendizagem, seja na hipervalorização atual da performance do aluno, falou-se sobre a necessidade de vincular a preparação intelectual e informativa ao desenvolvimento integral da pessoa. Também foram propostas reflexões a respeito das condições para o desenvolvimento da capacidade para a inventividade e para a simbolização no ambiente escolar – ou seja, de um espaço para a criatividade.
O I Colóquio Winnicott e a Educação abordou ainda temas relativos à formação docente e buscou compreensão a casos que afligem as famílias e os educadores, como hiperatividade, mentiras e destrutividade entre as crianças e os jovens. Esta foi mais uma das ações que integram o calendário comemorativo dos 150 anos do Colégio São Luís.
Fonte: Colégio São Luís (São Paulo/SP)