Os membros da comunidade educativa de diversas áreas do Colégio Loyola se reuniram para trocar ideias, propostas de parceria, maneiras diferentes e mais dinâmicas de atuar para a qualificação da aprendizagem dos estudantes, no dia 30 de agosto.
Parte da equipe docente e não docente da escola participou, em maio deste ano, do Seminário Amplifica BH, organizado por educadores do Google Certified Innovators. O evento abordou a capacitação para a transformação da sala de aula e a gestão escolar com base em ferramentas digitais colaborativas, além da aplicação de práticas e ideias inovadoras por uma pedagogia de engajamento para o aprendizado.
No segundo momento, já dentro da escola, os participantes foram incentivados a convidar alguns colegas para replicar a experiência em uma atividade de brainstorming e debate, o +30 Amplifica Loyola. Além de destacar as melhores práticas inovadoras, eles também puderam identificar, de olho no futuro, aquilo que precisam aprender no presente para ajudar os alunos a alcançar os próprios objetivos.
De acordo com o professor de Linguagem e Pensamento Computacional, Fernando Soares, que participou dos dois momentos coletivos vinculados ao Amplifica, a experiência permite o contato não só com diversas ferramentas e metodologias, mas também com outras pessoas que têm interesse e experiências diferentes em inovação e tecnologia aplicadas à educação. “Só de haver a oportunidade de ampliar essa discussão, já temos um ganho importante. O grupo ampliado, com 30 pessoas, trouxe uma amostra mais representativa do Colégio e uma oportunidade para que possamos discutir nosso papel em uma sociedade cada vez mais tecnológica. Espero que o movimento continue e haja mais encontros e possibilidades de formação como essa”, comentou o participante.
Fonte: Colégio Loyola (Belo Horizonte/BH)