A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, este é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária de 2017, que será trabalhada durante todo o mês de outubro. A inspiração vem do convite do Papa Francisco na Evangelii Gaudium para uma “nova etapa evangelizadora marcada pela alegria”.
O Mês das Missões começou no dia 1º de outubro e é um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar e despertar vocações missionárias. Para arrecadar os recursos que serão utilizados nas atividades em todo o mundo, a POM realizará, nos dias 21 e 22 de outubro, a coleta do Dia Mundial das Missões. A atividade foi instituída pelo Papa Pio XI em 1926 e é universal.
Tudo está em sintonia como os ensinamentos do Papa Francisco quando afirma: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus”. Essa alegria precisa ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares, e em perspectiva ad gentes. Por isso, o lema: Juntos na missão permanente.
Para o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Esmeraldo Barreto de Farias, a campanha não deve ser restrita aos conselhos missionários paroquiais ou diocesanos. “Todos nós somos convidados a participar, pastorais, movimentos e as pessoas de boa vontade. A igreja é por natureza missionária e, cada um e nós, a partir do nosso batismo, somos chamados a ser um missionário”, destaca o bispo.
O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, explicou que para facilitar o acesso ao conteúdo de divulgação que está disponível no site das POM, foi lançado no final do 4º Congresso Missionário Nacional – entre os dias 7 a 10 de setembro, em Recife (PE) – o aplicativo para celular, o Zappar. “A novidade é que este ano temos um aplicativo e, com este aplicativo, apontamos para a arte, tanto da Novena Missionária como a Oração Missionária, o cartaz, e o celular o lê e abre um vídeo de apresentação da Campanha e as pessoas podem acessar todo o material, inclusive os nove testemunhos: tudo aí dentro do aplicativo.”
A Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB, por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina) é organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias que preparou um amplo material de divulgação e estudos. Entre eles, subsídios, DVD´s e orações. Todos os itens da Campanha foram enviados às Arqui/dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades
Fonte: Canção Nova