Colégio Diocesano presenteia instituições com obra completa do Pe. Antônio Vieira

Produzida pela Edições Loyola, a Obra completa Padre António Vieira é uma coleção composta por 30 livros, que abrangem cartas, sermões, textos proféticos e diversos escritos inéditos do Padre Antônio Vieira. Como parte das comemorações pelos seus 112 anos, o Colégio Diocesano entregou a entidades de Teresina (PI) exemplares da obra completa do missionário, pregador, embaixador e visionário jesuíta.

Agora, a obra poderá ser lida e consultada como fonte de pesquisa em instituições como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), Tribunal de Justiça do Piauí (TJ), Governo do Estado do Piauí, Prefeitura de Teresina, Assembleia Legislativa (ALEPI), Câmara dos Deputados, Academia Piauiense de Letras, Instituto Dom Barreto, Colégio Sagrado Coração de Jesus e Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus.

Segundo o padre Vicente Zorzo, diretor geral do colégio, a ação busca disseminar a história do jesuíta que viveu no século XVII. “As obras se tornam uma referência de toda a construção da sociedade. Antônio Vieira foi uma presença marcante na história, nos fazendo entender sobre o fenômeno humano e a preocupação pelo bem de todas as pessoas. Com o auxílio das obras, podemos evitar cometer erros que marcaram o passado”, ressalta.

Vieira foi uma das maiores figuras do pensamento luso-brasileiro e pregava com a mesma facilidade, compreensão, elevação e beleza formal a escravos negros de um engenho de açúcar, a índios de catequese nas ribeiras do Amazonas, em momentos de crise nacional – despertando as consciências contra a invasão holandesa de Pernambuco e a castelhana de Alentejo –, e sentia-se à vontade nos púlpitos da Bahia, do Maranhão, da capela real de Lisboa e da corte pontifícia de Roma.

Em uma entrevista ao Estadão, o coordenador do projeto, José Eduardo Franco, afirmou que “Vieira era um visionário. Sua capacidade de entender os problemas e propor soluções avançadas fizeram dele um precursor. Estava de algum modo demasiado avançado para o seu tempo. Por isso, muitos não o compreenderam. Devido ao progresso mental e cultural, hoje estamos mais preparados para compreender Vieira”, afirmou.

Devido ao seu extenso conteúdo, a Obra completa Padre António Vieira foi concluída apenas no final de 2015, uma vez que exigiu 10 anos de trabalho de 52 especialistas, uma equipe de tradutores de latim, investigações em arquivos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, México e Inglaterra.

Ficou interessado na obra? Então, acesse o site da Edições Loyola e adquira seu exemplar: www.loyola.com.br.

 

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários