Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Col. Loyola inaugura novos ambientes de aprendizagem

  • Postado em: 5 de junho de 2018

Em comemoração aos seus 75 anos, o Colégio Loyola inaugurou um novo ambiente de aprendizagem. Mais moderno, dinâmico e interativo, conectado com as necessidades do estudante do novo milênio e com os desafios da sociedade contemporânea, o local foi batizado de Espaço Pe. Kolvenbach SJ, em homenagem ao jesuíta Peter-Hans Kolvenbach, que foi Superior Geral da Companhia de Jesus durante 24 anos (1983-2008).

Com, aproximadamente, 1.700 metros quadrados, distribuídos em dois andares, jardins externos e arena, o ambiente foi projetado para proporcionar diferentes oportunidades formativas e criar possibilidades distintas de interação dos educandos entre si, com os educadores e com o conhecimento.

Com uma estrutura versátil composta por divisórias móveis em vidro, o espaço, totalmente automatizado, permite a configuração de até 11 salas-laboratório, equipadas com recursos multimídia digitais interligados em rede. Os dispositivos, bem como o mobiliário funcional, favorecem o ensino híbrido e a aplicabilidade de metodologias ativas. Nesse ambiente, os estudantes terão à sua disposição tablets, notebooks e chromebooks, bem como acesso à rede Wi-Fi. Eles ainda poderão interagir fisicamente com intervenções artísticas disponíveis em paredes-lousa de grandes dimensões.

Respondendo ao desafio do novo perfil do aluno

A educação, hoje, supõe espaços que acolham os estudantes em movimento, que aprendem de diferentes formas e com diferentes interpelações. Segundo padre Mário Sündermann, diretor corporativo do Colégio Loyola, os espaços não podem mais ser rígidos. Eles precisam permitir não só a mobilidade intelectual e acadêmica, mas também física, porque aprendemos também com os sentidos. “Então nós, como escola, estamos respondendo a um grande desafio, que é o novo perfil do discente, que não aprende mais só pela audição, pela visão, num monólogo, nem mesmo com um livro didático extremamente aprofundado”, explica.

Para o jesuíta, também hoje, é impensável uma aprendizagem consistente que não tenha alguns traços que são do cotidiano da vida, em que o estudante dá sentido ao que aprende, e se põe em movimento, “seja em contato com a pessoa com quem ele está interagindo, no meio no qual ele se posiciona ou intervém, seja, também, com os pares com os quais está construindo o conhecimento”.

De acordo com padre Mário, antigo delegado da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e idealizador do Projeto Educativo Comum (PEC), a escola deve ajudar a criar ambientes onde os estudantes aprendam juntos, ouvindo e interagindo com quem, de algum modo, está mais próximo, até por sua concepção de mundo, por sua vivência. “Já que eles vivem, leem e veem o contexto de uma forma muito similar, têm condições de ajudar a suprir carências do processo formativo um do outro de uma forma mais estratégica, rápida, eficiente e, eu diria, agradável, sensível, emotiva”, afirma.

Para o diretor corporativo, se quisermos uma aprendizagem de sentido, “é preciso conectar o estudante com o meio onde acontece e se constrói o conhecimento”. De fato, é esse resultado que o Colégio Loyola espera, ao entregar à comunidade educacional um espaço como o inaugurado no último 16 de maio.

Segundo o diretor acadêmico Roberto Tristão, a expectativa é de que, com a implantação de novas metodologias de ensino, possíveis com o Espaço Kolvenbach SJ, os alunos tenham um diálogo mais intrínseco com novas linguagens de aprendizagem, com o letramento, por meio da utilização de novos recursos de aprendizagem, com a interface de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. De acordo com ele, o prédio dispõe de recursos e infraestrutura para promoção de atividades curriculares interdisciplinares e também de formação integral na perspectiva de um desenvolvimento de habilidades humanas, seja na linha do espiritual-religioso, seja socioemocional.

 

Fonte: Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG)

Compartilhe

AnteriorAnteriorNoviços iniciam os Exercícios Espirituais de 30 dias
PróximoFONIF discute o papel das filantrópicas no SenadoPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados