Sob a luz do tema Currículo e Inovação, o Colégio Diocesano realizou a 2ª etapa da Jornada Pedagógica, no início de julho. O evento teve como objetivo levar a equipe técnico-pedagógica do colégio a refletir em torno do currículo da instituição, tendo em vista o entendimento da missão e visão próprias do apostolado educativo da Companhia de Jesus.
Segundo o assessor pedagógico do Colégio Diocesano, professor Julival Alves, esta é uma importante oportunidade para os professores fazerem juntos uma revisão da sua compreensão sobre o currículo e como ele os envolve no cotidiano, precisando ser constantemente repensado. “O currículo é fruto de um processamento contínuo de inovação da prática pedagógica. Essa reflexão faz com que possamos ser capazes de, a cada ano letivo, traduzir na prática as inovações da ciência pedagógica decorrente dessa reflexão”, afirma.
Com o Projeto Educativo Comum (PEC), da Rede Jesuíta de Educação (RJE), como ponto de partida, além de realizarem a reflexão a respeito do currículo e sua inovação, os educadores de cada segmento e áreas foram convidados a participarem de socializações que envolveram trocas de experiências exitosas, práticas metodológicas e estudos decorrentes do simpósio Currículo e Inovação, que foi realizado em Belo Horizonte (MG).
Nos dias da jornada foram promovidas também oficinas como Educação Bilíngue, Raciocínio Lógico, Robótica e atividades adaptadas. “Essas oficinas atendem às demandas necessárias e relacionadas aos recursos tecnológicos que utilizamos e que podemos utilizar, entendendo que a tecnologia não é apenas um aparato de ambientes virtuais, mas, sim, novos recursos que são utilizados para tornar nossa prática um diferencial”, finaliza Julival.
Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)