Com o objetivo de implantar projetos de extensão voltados à inovação social, a Universidade Vale dos Sinos (Unisinos) – Campus de Porto Alegre (RS) – iniciou uma parceria com o Centro Social de Educação e Cultura Farrapos, unidade da Fundação Fé e Alegria localizada na capital gaúcha. A união tem como propósito promover ações de cidadania e beneficiar a comunidade, oferecendo qualidade de vida, segurança, acesso à educação e lazer.
Um dos projetos de extensão em andamento é a requalificação de áreas públicas do bairro Farrapos, localizado nas proximidades da unidade. Sob a orientação do Prof. Marcelo Arioli Heck, os alunos de Arquitetura e Urbanismo desenvolveram estudos para os espaços abertos incorporando conceitos de sustentabilidade urbana para revitalização do conjunto de praças existentes nos entornos. A concepção dessa iniciativa envolveu duas equipes que analisaram as necessidades da região para posterior aplicação.
A ação em questão faz parte da atividade acadêmica de Práticas Urbanas I, vinculada para a parceria, e tem como metodologia promover interação entre os estudantes e a comunidade, “visando levantar possibilidades e problematizar a relevância dos espaços abertos para uma melhor convivência da comunidade, colaborando com a promoção da cidadania”, analisa o professor.
O coordenador da unidade de Fé e Alegria em Porto Alegre, Ir. Luis Edilberto de Castro Feitosa, reforça a importância dessa parceria: “A integração da Rede Jesuíta representa um avanço em qualificação técnica e confirma o comprometimento com a missão assumida pela Companhia de Jesus por meio das Preferências Apostólicas Universais”. A futura viabilização da proposta tem sido articulada em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Associação de Antigos Alunos do Colégio Anchieta (4A), além de outros apoiadores, como o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Para os próximos meses, a previsão é de mais atividades de extensão com outros cursos oferecidos pela Unisinos, como Letras, Psicologia, Gastronomia, Nutrição, Educação Física Administração e Ciências Contábeis. Os alunos de Gastronomia e Ensino pretendem realizar oficinas voltadas para a produção de alimentos. Já os estudantes de Letras e Psicologia iniciam, nos próximos meses, um espaço de alfabetização e letramento para adultos. A proposta dessas capacitações é oferecer qualificação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Fé e Alegria