A pedido da revista Em Companhia, padre Alfonso Carlos Palacio Larrauri selecionou algumas indicações bibliográficas fundamentais de Karl Rahner, seguindo a gênese cronológica da vida do teólogo jesuíta.
Atualmente, Pe. Palacio colabora na Formação Cristã do Colégio Santo Inácio e na Igreja Santo Inácio, ambos localizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Em seguida, as indicações:
- Alguns artigos publicados quando ainda era jovem estudante de Teologia mostram que a teologia de Karl Rahner tem as suas raízes na experiência espiritual. Por exemplo, o interesse sobre a doutrina dos ‘sentidos espirituais’ na Idade Média, ou sobre ‘o Coração de Jesus em Orígenes’, ou ainda sobre ‘Ascética e Mística nos Santos Padres’. Algo semelhante pode ser dito a respeito da espiritualidade inaciana como fonte de experiência e tema de reflexão.
- A tese para o doutorado em Teologia, defendida em Innsbruck (Áustria), em 1936, se intitula: “Do lado de Cristo”. O nascimento da Igreja como segunda Eva do lado de Cristo, segundo Adão. Uma pesquisa sobre o sentido tipológico de Jo 19,34.
- Em maio de 1936, depois de dois anos de trabalho, entregou a tese de doutorado em Filosofia. As duas obras maiores desse período de formação são:
- Espírito no mundo. Para a metafísica do conhecimento finito em Tomás de Aquino, Innsbruck/Leipzig, 1939
- Ouvinte da Palavra. Para a fundamentação de uma filosofia da religião. München, 1941
- Rahner nunca escreveu uma cristologia sistemática, embora seu pensamento seja profundamente cristológico. Mesmo assim, existem dois blocos de trabalhos que marcaram profundamente a cristologia contemporânea. O primeiro bloco é constituído por quatro artigos:
a) Calcedônia: fim ou começo? (1954)
b) Para uma teologia da encarnação (1958)
c) Questões dogmáticas sobre a piedade pascal (1960)
d) Considerações dogmáticas sobre o ‘saber’ e a autoconsciência de Cristo (1962).
O segundo bloco são dois livros muito diferentes, mas muito importantes. O primeiro é o resultado de um curso dado em parceria com o exegeta W. Thüsing, em Münster, no semestre de inverno 1970-1971; Rahner entrava com as teses de sistemática e Thüsing, como exegeta, comentava ou reagia. Depois, esse curso foi publicado em dois volumes:
- Vol 1. Linhas fundamentais de uma cristologia sistemática
- Vol 2. Cristologia: em clave sistemática e exegética. (1972)
O segundo livro é da autoria de K. Rahner e tem como título: Curso fundamental da fé. Introdução ao conceito de cristianismo, Freiburg in Br, 1976
- A maior parte da obra de K. Rahner está recolhida na volumosa obra que leva o título de Escritos de teologia. Nela, está a maior parte dos artigos de Rahner.
- Depois de sua morte em 1984, houve uma nova edição dos Schriften zur theologie (Escritos de teologia), que ultrapassava os 20 volumes.
- Outra homenagem ao grande teólogo K. Rahner, que estava sendo organizada quando eu ainda estava em curso na Faje, é a publicação de sua obra completa em 32 v., reunindo sua atividade acadêmica desde 1932 até sua morte, em 1984.