Diante da situação calamitosa de Manaus (AM) por causa do coronavírus, o arcebispo local, dom Leonardo Steiner, fez um apelo por assistência às pessoas internadas no Amazonas e em Roraima que têm sofrido com a falta de leitos e oxigênio nos hospitais da região.
Em relato emocionado, o arcebispo deu um panorama de ambas as cidades do norte do país e ressaltou a necessidade de deixar de lado os embates polarizados sobre a crise causada pela covid-19, os negacionismos e as divisões que têm corrompido e contribuído apenas para o lucro sobre a pandemia.
“Na primeira onda, as pessoas morriam por falta de informação, de leitos nos hospitais e nas UTI do Amazonas e de Roraima. Hoje, na segunda onda, as pessoas vêm a óbito, por incrível que pareça, por falta de oxigênio. Mesmo internadas, falta a elas oxigênio. Nós bispos do Amazonas e de Roraima fazemos um apelo: pelo amor de Deus, nos enviem oxigênio, providenciem oxigênio. A população não pode continuar a morrer por falta de oxigênio e leitos nas UTIs. Nos coloquemos a serviço de todos, observando as orientações das autoridades de saúde e intercedendo espiritualmente uns pelos outros”, disse dom Leonardo.
Dom Leonardo ainda chamou atenção para os cuidados e prevenção ao contágio: “cuidemos do distanciamento, usemos máscara, não descuidemos da saúde. Estamos em um momento difícil, em um momento de pandemia, quase sem saída”.
Assista ao vídeo:
Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)