home

Nota de pesar pelo falecimento do Ir. Inácio Birck, SJ

Irmão Inácio Birck, SJ, estava em tratamento desde o dia 15 de setembro na Comunidade de Saúde e Bem- Estar São José, em São Leopoldo (RS), onde veio a falecer, neste domingo (17). Ele nasceu em Cerro Largo (RS) e completou 77 anos em 12 de outubro. Tinha 58 anos de Companhia de Jesus.

Em 31 de julho de 1963, entrou no Noviciado, em Pareci Novo (RS). Assumiu missões relacionadas com a agricultura em Pareci Novo, em Salvador do Sul e no Centro Vocacional Santo Inácio em Ubiratã.

Nos últimos tempos, trabalhou no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo. O reitor, Pe. Raimundo Nonato Resende, conta que ele se ocupava com a manutenção do Santuário e no atendimento aos colaboradores da instituição. Era tido como pessoa de grande confiança do Reitor. Seu maior talento, entretanto, estava na arte de encadernação, recuperando livros artesanalmente, atividade que manteve a partir de 1978, depois de um grave acidente que lhe custou a perna esquerda. Com essa missão, esteve no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, de 1982 a 1998, onde também trabalhou na portaria (1985 a 1991), como encarregado da Cozinha (1989 a 1993) e subministro (1995 a 1997).

Entre 2000 e 2006, em sua passagem pelo Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), além do trabalho com encadernações, ajudou também na portaria. Em dois momentos na Residência Espírito Santo, colaborou no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em São Leopoldo, entre 1999 e 2000 e de 2007 até hoje.

Assim, se expressou o então Superior Geral dos Jesuítas, Pe. Adolfo Nicolás, em 13 de julho de 2013, quando o Ir. Inácio completou 50 anos de Companhia de Jesus: “quero agradecer em meu nome e de toda a Companhia pelo seu testemunho de perseverança e fidelidade. Através deste testemunho as graças que você recebeu se tomaram, também, graça para os demais e para a Igreja”.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Inácio Birck, jesuítas e amigos, e informa que seu corpo será velado nesta segunda-feira (dia 18), a partir das 7h, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, para familiares e amigos. A missa ocorrerá às 9h e, depois, o sepultamento no cemitério dos Jesuítas.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários