Livro: Igrejas de São Paulo – Arte e Fé

Uma comunhão de artistas dos mais variados estilos, do barroco à modernidade, materializou na arte religiosa o melhor da expressão plástica do divino em São Paulo (SP), aclamada como Babel às avessas por sua imensa diversidade étnica e artística. A cidade atraiu grandes mestres da pintura e escultura, como Almeida Junior, Benedito Calixto, Victor Brecheret e Galileo Emendabili. O livro Igrejas de São Paulo – Arte e Fé é organizado por Percival Tirapeli e Laura Carneiro, realizado em uma coedição da Editora Unesp, Edições Loyola e Arte Integrada, e convida seus leitores a mergulharem nesta vastidão de igrejas e na riqueza artística da capital paulista. O lançamento, a apresentação da obra pelos organizadores, e a sessão de autógrafos serão realizados hoje (28), às 18h (horário de Brasília) no Pateo do Collegio.

Ricamente ilustrada com 330 fotografias, a obra reúne 80 artigos, de 40 autores dos mais renomados para tratar do tema. “O livro é resultado das atividades de pesquisa e docência de membros do Grupo de Pesquisa Barroco Memória Viva (BMV) do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e também de convidados”, comenta o organizador Tirapeli. “No que diz respeito aos dados históricos, a base para a elaboração deste livro foi o fundamental trabalho de Leonardo Arroyo, Igrejas de São Paulo – Introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade (Livraria José Olympio Editora, 1954)”, relata o professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp.

“Agora, após quase setenta anos da primeira edição dessa publicação [de Leonardo Arroyo], vários pesquisadores, sob a organização de Percival Tirapeli e Laura Carneiro, procuraram agregar ao trabalho pioneiro de Arroyo uma ampla contribuição sobre algumas das mais importantes igrejas da cidade de São Paulo”, anota o professor Gabriel Frade, editor da Loyola.

Segundo o arcebispo de São Paulo, D. Odilo Pedro Scherer, “os artigos deste livro nasceram de vasta pesquisa histórica, artística e iconográfica. Da taipa ao concreto, as palavras e imagens apresentam a fé vivida por um povo e materializada em arquitetura, escultura e pintura. Na arte das igrejas também se expressam, de alguma maneira, as relações sociais e a vida comunitária que se estabeleceu a partir e ao redor de cada uma dessas construções.”

Ao longo do livro, o leitor poderá percorrer uma verdadeira história da arte expressa na arte religiosa na cidade de São Paulo, a partir da construção e ornamentação de 70 igrejas e capelas da capital e arredores, erigidas na sua maioria entre 1900 e 1950. Os templos são apresentados cronologicamente e por estilos artísticos – barroco, rococó, eclético e moderno, e seus históricos – implantação, doações e curas. 

Para mais informações, contate o canal de televendas das Editoras Loyola no Whatsapp: (11) 3385-8585

 

SOBRE OS ORGANIZADORES

Percival Tirapeli (Nhandeara, SP, 1952) é professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Autor de 25 livros sobre história da arte brasileira e latino-americana, com ênfase no período colonial, entre eles Arte dos Jesuítas na Ibero-América (Edições Loyola, 2020), Patrimônio Colonial Latino-Americano (Edições Sesc, 2018, indicado para o Prêmio Jabuti e Prêmio Sérgio Milliet pela Associação Brasileira de Críticos de Artes), Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó (Editora Unesp, 2003, Prêmio Sérgio Milliet pela Associação Brasileira de Críticos de Artes, como melhor publicação de 2003). Ainda pela Editora Unesp publicou Arte Sacra Colonial Paulista (2000), São Paulo: Artes e Etnias (2007) e Arquitetura e urbanismo no Vale do Paraíba (2015, com Edições Sesc). Foi membro do ICOMOS Brasil e do Conselho do CONDEPHAAT (2018 – 2020), coordenador do Grupo de Pesquisa do curso de pós-graduação Barroco Memória Viva (1996-2020) e do Acervo Digital do Instituto de Artes. Artista plástico participante em duas bienais de São Paulo (1977-1983), curador do Museu de Arte Sacra de São Paulo e dos Acervos dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo (Bandeirantes e Boa Vista), além de palestrante em encontros internacionais no México, Colômbia, França, Itália, Espanha e Noruega.

Laura Carneiro (São Paulo, 1953) é pós-graduada em Gestão da Comunicação pela Escola de Comunicação da USP (1982), graduada em Audiovisual pela mesma Escola (1976) e em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero (1986). Foi produtora e diretora de programas da TV Bandeirantes, repórter da Folha de S. Paulo, assessora de imprensa da reitoria da Unesp e coordenadora de comunicação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1995-2001). É diretora e editora da Arte Integrada Comunicação, destacando-se as publicações de Patrimônio Sacro na América Latina – Arquitetura, Arte, Cultura (2015), Arte sobre Arte – depoimentos sobre a obra de Percival Tirapeli, série para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e os catálogos Altares Paulistas (2004) e Vestes Sagradas (2011) para o Museu de Arte Sacra de São Paulo. É produtora das viagens e atividades nacionais e internacionais, referentes aos livros e palestras de Percival Tirapeli, com quem é casada desde 1980.

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários