Nota de falecimento do Pe. Paulo Mello Borges da Fonseca, SJ

Pe. Paulo Mello Borges da Fonseca, SJ

Na sexta-feira (15), dia da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, faleceu em São Leopoldo (RS),  o Pe. Paulo Mello Borges da Fonseca, SJ, aos 97 anos de idade e 79 de Companhia de Jesus. Ele nasceu em Porto Alegre (RS) e nessa cidade viveu a maior parte de sua vida e foi nela que conheceu a Companhia, tendo sido aluno do Colégio Anchieta.

Pe. Paulo fez seu noviciado e juniorado em Pareci Novo (RS), onde ingressou em 1943, aos 17 anos. A filosofia e a teologia foram estudadas em São Leopoldo, no Colégio Cristo Rei, intermediados pelo Magistério que realizou entre 1950 e 1952, primeiramente em Salvador do Sul (RS) e posteriormente no Colégio Anchieta, em Porto Alegre.

 Foi ordenado em 12 de dezembro de 1955, por D. Vicente Scherer na Eucaristia celebrada em São Leopoldo. A Terceira Provação foi realizada em Volta Redonda (RJ), na localidade de Três Poços, em 1957. Os últimos votos foram professados em 1960, na Basílica de Santo Inácio em Loyola, na Espanha.

Entre 1958 e 1961, realizou Doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. De volta ao Brasil, lecionou no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, de 1962 a 1970. Nesse período também foi o Prefeito de Estudos no Cristo Rei (1964 a 1970).

De 1971 a 2004, Pe. Paulo esteve no Colégio Anchieta, onde realizou diversos trabalhos: Assessor de Teologia dos Professores; Prof. de Ensino Religioso; Espiritual dos escolásticos e dos alunos; Orientou Exercícios Espirituais; Assistente dos antigos alunos do Colégio Anchieta; Capelão e Reitor da Igreja do Colégio.

Em Porto Alegre, residiu também na Comunidade São José, entre 2005 a 2007, quando colaborou na Igreja de São José. Em 2008, retornou ao Colégio Anchieta, para a Comunidade Santos Mártires das Missões, onde permaneceu até 2015 e se dedicou a Ministérios e a escrever.

Desde 2016, estava na Comunidade de Saúde e Bem Estar São José, em São Leopoldo, onde rezava pela Igreja e pela Companhia de Jesus. Nessa comunidade, faleceu na sexta-feira passada, às 7h45 (horário de Brasília) e foi sepultado no Cemitério dos Jesuítas, junto ao túmulo do Pe. Reus, no dia 16 de abril, às 16h (horário de Brasília).

A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Pe. Paulo, jesuítas e amigos.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários