Uma parte importante da cultura teresinense foi apresentada a membros da Companhia de Jesus de todo o mundo. O diretor geral do Colégio Diocesano São Francisco de Sales & Diocesano Infantil – D&D, Ir. Marcos Epifânio, SJ, levou ao Encontro Internacional de Irmãos Jesuítas, realizado em Roma (Itália) no início deste mês, terços de barro confeccionados pelas ceramistas do bairro Poty Velho, em Teresina (PI).
O encontro aconteceu de 3 a 10 de julho, e recebeu membros da Companhia de Jesus do mundo inteiro. A delegação da América Latina foi composta por seis membros, sendo apenas dois brasileiros, um deles o Ir. Marcos Epifânio. “Como diretor geral do Colégio Diocesano, fico muito contente de poder levar Teresina para outros lugares, como este encontro em Roma”, diz ele.
Durante a semana do encontro, foram realizadas diversas conferências, com temas variados, visando refletir sobre como os jesuítas vivem sua missão. Em um dos momentos, o Ir. Marcos Epifânio foi convidado a conduzir a oração, e então entregou a cada um dos presentes os terços que levou consigo, feito com barro do Rio Poty pelas ceramistas do Polo Cerâmico de Teresina.
“Foi muito marcante para os irmãos receberem este terço com uma bonita simbologia, feitos por mulheres artesãs, empoderadas. Levar este terço, com a simbologia do barro de que fomos feitos, desde a criação de Deus com o sopro do espírito sobre nós, foi muito marcante”, relata o diretor do D&D.
Além dos terços, também foram levados outros símbolos do estado, como nossa bandeira, camisas referentes ao Colégio Diocesano e à Rede Jesuíta de Educação, e uma camiseta com os dizeres “abraçado pelo Piauí”. Foi uma semana intensa de compartilhamento de experiências, conversas espirituais e orações. Em uma das conferências os irmãos tiveram a oportunidade de conversar com o Papa Francisco, além de fazer uma refeição com ele.
Na missa realizada na Praça São Pedro, o D&D não foi esquecido pelo diretor. “Com a benção papal, rezei pelos nossos estudantes, pelas famílias e pelos colaboradores que fazem o nosso colégio”, finaliza o Ir. Marcos Epifânio.
Fonte: Colégio Diocesano