PALAVRA CPAL
setembro 2022
A alegria de voltar a nos encontrar
A segurança trazida pelas vacinas foi suficiente para o retorno dos encontros presenciais das redes, permitindo a volta do “provar e sentir” a alegria do reencontro e a força que significa compartilhar a mesma missão.
No início de junho foi realizada no México a Assembleia de Provinciais da CPAL. Ali, os superiores maiores fizeram avançar o discernimento solicitado pelo Padre Geral sobre a necessidade de reconfiguração e reestruturação das províncias da América Latina e do Caribe. Logo em seguida, na cidade de Belém do Pará – Brasil, 60 colaboradores vindos de todos os países, lugares e setores apostólicos onde trabalhamos na macrorregião amazônica se reuniram no Pré-Fórum Jesuíta Pan-Amazônico. Foi um momento importante para incentivar o ideal comum de colaborar de maneira especial (a) na educação e formação de qualidade, e (b) no acompanhamento e capacitação dos povos originários e suas organizações, assim como para pedir e propor aos Provinciais a implementação de um tipo de coordenação e animação apostólica que leve em conta as particularidades deste vasto território humano e geográfico.
Em meados de agosto, os delegados provinciais de Formação das 12 províncias da CPAL se reuniram em Santo Domingo (República Dominicana) para continuar a aprofundar sobre essa missão. Na semana passada, em San Salvador (El Salvador), foi realizada a primeira reunião pós-pandemia da Rede Claver, ao mesmo tempo que a reunião dos Administradores Provinciais da América Latina e do Caribe. Foi uma grande oportunidade para continuar no aprofundamento de dimensões muito reais e práticas de nosso apostolado: tanto a captação de recursos quanto a administração dos bens que nos são confiados a serviço da missão.
E agora, enquanto escrevo e envio esta saudação a vocês, estou em Roma (Itália) participando do terceiro encontro anual do Conselho Ampliado do Padre Geral para dialogar sobre o desafio da Educação na Companhia Universal. Na República Dominicana, os companheiros da Rede de Juventude e Vocações estão se reunindo para compartilhar experiências e melhorar as articulações em torno da terceira Preferência Apostólica Universal: acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança.
Aprendemos muitas lições sobre o uso e o valor da virtualidade; muito do nosso trabalho foi enriquecido por recursos tecnológicos que de outra forma não teríamos aprendido a usar. Entretanto, o valor do encontro presencial não pode ser substituído.
Agradecemos a Deus pelo aprendizado que temos feito e por todos os instrumentos que Ele nos oferece, pedindo que saibamos usá-los cada vez mais discretamente a serviço de Sua missão.
ROBERTO JARAMILLO, SJ
Presidente CPAL