Um novo documentário sobre o poder da humanidade para deter a crise ecológica foi lançado em estreia global na Cidade do Vaticano, no dia 04 de outubro. Intitulado A Carta, o filme conta a história das viagens de diversas lideranças da linha de frente a Roma para discutir a encíclica Laudato Si’ com o Papa Francisco.
O filme é produzido por vencedores do Oscar, Off the Fence (My Octopus Teacher). Com protagonistas da Amazônia brasileira, Senegal, Índia e Estados Unidos, o filme explora questões como direitos indígenas, migração climática e liderança juvenil no contexto da ação sobre o clima e a natureza. O filme apresenta um diálogo exclusivo com o Papa Francisco e imagens inéditas de sua instalação como Papa. Os eventos de estreia do filme no Vaticano incluíram os protagonistas, os cineastas, a principal autoridade do Vaticano em questões ecológicas e o secretário-geral do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), juntamente com embaixadores e representantes da sociedade civil.
O filme é apresentado pelo YouTube Originals. Esta é a primeira vez que um filme com um Papa estará disponível gratuitamente por meio de um serviço de streaming.
A estreia aconteceu no mesmo dia da entrada oficial da Santa Sé no marco do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. Autoridades do Vaticano receberam embaixadores na Santa Sé na estreia e em um evento paralelo de alto nível sobre o Acordo de Paris, pressionando os governos por mais ações climáticas.
Esses esforços representam o engajamento cada vez mais ambicioso e urgente da Igreja Católica em questões ecológicas. Uma campanha global de exames comunitários, eventos de alto nível e liderança de organizações parceiras no Norte global e no Sul global está prevista para os próximos meses, reforçando a fim de pressionar os tomadores de decisão na cúpula climática da ONU COP27 e na cúpula da natureza COP15.
Essa urgência está alinhada com os alarmes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, o órgão de ciência climática que informa o Acordo de Paris e a COP27. Em comentários sobre o filme, o presidente do IPCC que participou dos eventos do Vaticano, Dr. Hoesung Lee, disse que “a comunidade científica agradece a oportunidade de se envolver com artistas e pessoas de fé”.
Ridhima Pandey, uma jovem ativista climática e protagonista de A Carta, disse: “os adultos precisam fazer melhor. E eu não espero que vocês consertem isso. Confie em mim, meus esforços estão apenas começando.”
Nicolas Brown, diretor de A Carta, disse: “Guiados pela bússola moral fornecida pelo Papa Francisco, espero que todos possamos encontrar um renovado senso de propósito e compromisso para proteger nossa Casa Comum e ter compaixão por todos os seres vivos, incluindo uns aos outros.”
Sobre o filme
Produzido pela equipa vencedora do Óscar Off the Fence (My Octopus Teacher) em colaboração com o Movimento Laudato Si’, o filme foi realizado pelo vencedor do Emmy, Nicolas Brown.
A Carta foi elaborada em colaboração com o Dicastério para a Comunicação e o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.
Assista ao filme: