O legado de Santo Inácio de Loyola nos inspira a peregrinar pelo mundo, levando esperança, orientação e educação para a formação integral da pessoa humana. À luz das necessidades contemporâneas, se faz importante a constante atualização e busca de novos caminhos em missão abrangente e sustentável. De acordo com o Pe. Arturo Sosa, SJ, Superior-geral da Companhia de Jesus, o diálogo é fundamental para nutrir a imaginação e encontrar maneiras criativas de estabelecer uma relação inclusiva, mesmo frente às diferenças¹.
Buscando a partilha e novos meios de intervenção à missão e o cuidado com a Casa Comum, o Núcleo Apostólico de São Paulo realizou um encontro de representantes e lideranças na quarta-feira (8), no campus da Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI), em São Bernardo do Campo (SP). O principal objetivo do encontro foi integrar todas as obras da Companhia de Jesus, bem como dialogar sobre a importância de caminhar na missão de ser luz no mundo para formação integral, promovendo uma sociedade mais humana, desenvolvida e justa.
As atividades foram lideradas pelo Pe. Carlos Contieri, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico; Pe. Theodoro Peters, SJ, Presidente da FEI; e o Prof. Dr. Gustavo Donato, Reitor do Centro Universitário FEI. Ao longo de toda a manhã, os convidados realizaram dinâmica em grupo e exercícios práticos para troca de informação e sugestões de ideias para os principais desafios, de acordo com temas previamente divididos, além de visitas aos projetos estudantis e laboratórios da FEI.
O Pe. Carlos Contieri, SJ, comentou sobre um dos temas das atividades, que focava na identificação de novos desafios e soluções. Para ele, “mais que soluções inovadoras, o melhor é a gente ter boas perguntas para os desafios que enfrentamos no nosso tempo. A Companhia de Jesus sempre desenvolveu sua missão levando em consideração o contexto cultural e social em que nós vivemos”.
Para o Pe. Theodoro Peters, SJ, presidente da FEI, esse encontro sediado na instituição foi excelente: “é importante visitar processos para que a gente intensifique a qualidade procurada”, comentou. O Reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato, compartilhou com os convidados os principais projetos desenvolvidos pelos alunos e mostrou mais sobre o dia a dia de pesquisa na instituição. “Foi uma manhã em que exercitamos uma reflexão voltada à inovação, um pensar diferente e como nós podemos fortalecer o nosso serviço como obras de inspiração inaciana pela qualidade de vida e bem-estar”, complementou o Reitor.
Participaram representantes das seguintes instituições:
- Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI)
- Colégio São Francisco Xavier
- Colégio São Luís
- Pateo do Collegio (MASJ+OCA)
- Centro Social Santa Fé
- Centro Magis Anchietanum
- Paróquia São Luís Gonzaga
- Casa de Acolhida D. Luciano Mendes de Almeida
- Edições Loyola
- Apostolado da Oração
Referência:
- Visita do Pe. Arturo Sosa ao Brasil – Pág. 65
Fonte: FEI