Na manhã desta quarta-feira (19), até 28 de abril, bispos de todo o país se reúnem no Santuário Nacional de Aparecida (SP), para a 60ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Neste ano, a expectativa é receber mais de 450 bispos entre ativos e eméritos.
A Assembleia traz, nesta edição, como temática principal, a avaliação global da caminhada da CNBB nos últimos quatro anos. Ao encerrar o quadriênio iniciado em 2019, a atual Presidência apresenta o relatório das atividades realizadas e encaminha as eleições dos seus novos membros (presidente, 1º e 2º vice-presidentes e secretário-geral) e dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Permanentes. Também serão escolhidos dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma (Itália).
Além da reflexão sobre a caminhada nos últimos anos, os bispos abordarão nos próximos dias questões prioritárias para a Igreja, como o regimento da entidade, o relatório econômico, textos litúrgicos e assuntos de liturgia, Campanha da Fraternidade, entre outros. Após as discussões dos temas, a Assembleia emitirá três mensagens, sendo uma ao Papa Francisco, ao representante dos bispos no Vaticano e ao povo brasileiro.
Em comunhão com toda a Igreja, a Província dos Jesuítas do Brasil se coloca em unidade e preces pelo bom andamento da Assembleia, momento esse tão singular para a Igreja em nosso país.