O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) recebeu na segunda-feira (22), o cardeal monsenhor Pedro Barreto, SJ, o Pe. Alfredo Ferro, SJ, e Mauricio López, membros da Presidência da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).
O Dr. Silvio Marques, SJ, secretário da equipe dinamizadora do Serviço Jesuíta Pan-Amazônico (SJPAM) da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal) e diretor do Sares, iniciou o encontro apresentando o processo realizado pelo SJPAM, que consiste na construção de um plano apostólico comum para a Pan-Amazônia e na nomeação de um delegado da Cpal para a região.
Durante a reunião, o cardeal leu e agradeceu a carta do Padre Geral, Arturo Sosa, SJ, e a carta dos padres provinciais com jurisdição amazônica. “Devemos agradecer a Deus que o Padre Geral tenha dito isso à Companhia porque ele é o superior. Ele está no lugar do Papa. E o Papa está nesta estrada amazônica”. Ele também destacou a importância da presença da Companhia de Jesus na Amazônia e seus valiosos serviços às organizações eclesiais, e elogiou o processo de discernimento da reorganização pan-amazônica, empreendido pela Cpal, por meio do SJPAM.
“Ceama e Repam são duas expressões da decisão de Deus por meio do Papa Francisco de poder servir. Tudo isso é uma experiência de sinodalidade, mas sinodalidade não é um conceito, é uma experiência”, declarou.
O diretor do Sares endossou as palavras do cardeal, assumindo o compromisso de servir a Igreja e os povos amazônicos dentro dos termos da Companhia de Jesus. “Nós, enquanto serviço, já estamos nesse processo de discernimento para essa rede pan-amazônica, para um alinhamento pelo SJPAM.”
O Delegado para a Preferência Apostólica Amazônia da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. David Romero, SJ, e o coordenador do Núcleo Apostólico Manaus, Pe. Sandoval Rocha, SJ, também estiveram presentes.
Fonte: Paam