O Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité (CE), celebrou o dia de Santo Inácio de Loyola com a participação de um grande número de jovens vindos de Fortaleza (CE).
Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a casa centenária acolheu jovens para quatro dias de vivências com teatro, momentos de reflexão e partilhas, música e Celebração Eucarística.
A atmosfera do Mosteiro favoreceu a criatividade da juventude que percorreu suas trilhas, cachoeiras, açude e o monumento do Cruzeiro com os sentidos despertos para descobrir Deus em tudo e tudo em Deus.
A programação começou na quinta-feira (27), com a tradicional celebração da Luz, presidida pelo diretor do Mosteiro, Pe. Eugênio Pacelli, SJ, com a reflexão Inácio, o peregrino de desejos grandes. Nos outros dias, as atividades abordaram o convite a sempre recomeçar com desejos e sonhos grandes, a exemplo de Inácio.
A culminância do retiro inaciano foi no domingo, quando os jovens lotaram a igreja do Mosteiro dos Jesuítas e participaram ativamente da Missa. A finalização do encontro aconteceu após o almoço, com o gesto concreto de plantar árvores ao redor do Mosteiro, simbolizando o compromisso de cuidar e defender a Casa Comum.
Segundo Pe. Eugênio, foi emocionante constatar a alegria e disponibilidade dos jovens. “Os jovens se interessam pela Igreja e sentem alegria de estar participando de um momento tão especial. O interesse na figura de Inácio também gerou muita curiosidade”, comentou.
Na segunda-feira (31), muitos jovens e suas famílias celebraram o dia de Santo Inácio, na Paróquia de Cristo Rei, em Fortaleza, durante a Noite da Misericórdia.
Galeria de Fotos:
Fonte: Mosteiro dos Jesuítas