A Província dos Jesuítas do Brasil comunica, com profundo pesar, o falecimento do Pe. Walter José Brito Pinto, SJ, ocorrido nesta quinta-feira (03), às 04h, no município de Virgínia (MG). O jesuíta tinha 93 anos de idade e 76 anos de Companhia de Jesus.
Filho de José Gomes Pinto e Mariana Brito Pinto, Pe. Walter nasceu em 04 de outubro de 1929, em Cruzeiro (SP). Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em 10 de fevereiro de 1947, no município de Nova Friburgo (RJ), onde, dois anos depois, fez os primeiros votos. Nesta mesma cidade, entre 1949 e 1951, fez o juniorado no Colégio Anchieta e, de 1952 a 1954, estudou filosofia no Colégio Máximo Anchieta. Depois, foi enviado para o magistério no Colégio São Luís em São Paulo (SP), onde ficou por três anos. Em 1958, iniciou os estudos de teologia no Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo (RS).
A ordenação como diácono e presbítero no dia 03 de dezembro de 1960 se deu pela imposição das mãos de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, na Igreja do Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo. Em 1962, terminados os estudos teológicos, foi enviado para trabalhar no Colégio São Luís, em São Paulo, onde serviu como orientador espiritual, diretor da Congregação Mariana Colegial, prefeito de estudos, professor de ensino religioso, assessor dos irmãos e assistente da Juventude.
Em 1964, Pe. Walter realizou a Terceira Provação, em Três Poços, Volta Redonda (RJ), sob a orientação do Pe. Armando Cardoso. No ano seguinte, retornou a Nova Friburgo para colaborar como orientador espiritual, diretor da Cruzada Eucarística e da Congregação Mariana. Neste tempo, também se dedicou a dar catequese aos funcionários.
O jesuíta professou os Últimos Votos no dia 15 de agosto de 1966, no Rio de Janeiro (RJ). Neste mesmo ano, ao ser enviado para o Colégio São Luís, Pe. Walter viu nascer o caminho que lhe acompanharia até o final da sua vida: o serviço paroquial. O jesuíta, que exerceu diversas funções na Província, trabalhou como pároco da Igreja São Luís, em São Paulo, por seis anos. Em 1972, passou a exercer esta missão na Igreja de Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Foi assistente espiritual do Encontro do Diálogo, colaborou na Cúria Provincial e foi vigário na Paróquia Cristo Operário. De 1981 a 1983, atuou como vigário paroquial em Campo do Meio (MG). No ano seguinte, recebeu a missão de estar à frente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Virgínia (MG), onde permaneceu por dois anos.
De 1987 a 1988, o Pe. Walter mudou-se para Roma (Itália), onde trabalhou como diretor do setor brasileiro da Rádio Vaticano. Em 1990, já no Brasil, foi destinado para a Paróquia de Santana, em Varginha (MG), onde permaneceu como pároco por 19 anos. Ainda em Varginha, de 2010 a 2013, trabalhou como vigário paroquial, na Paróquia de Santa Clara. De 2014 a 2021, o jesuíta exerceu a mesma função, porém agora na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Virgínia (MG).
O velório será realizado nesta quinta-feira (03) na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com missa às 15h. O sepultamento está previsto para às 17h, em Virgínia.
A Província do Brasil solidariza-se com os familiares e amigos do Pe. Walter José Brito Pinto, SJ.