Em entrevista ao jornal O Globo, Pe. Anderson Antonio Pedroso, SJ, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde junho de 2022, compartilhou as ações inovadoras desenvolvidas na instituição. O jesuíta destacou o compromisso da Universidade com planejamento, metas e a busca por resultados concretos, enfatizando sua abordagem executiva. Essas iniciativas têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento da PUC-Rio em um contexto desafiador.
Pe. Anderson traz sua vasta experiência acadêmica, religiosa e seu compromisso com os valores jesuítas para liderar a Universidade. Além disso, ele busca diversificar as pesquisas, com projetos que têm o potencial de impactar positivamente a sociedade e atrair investimentos.
Durante a entrevista, o jornalista se refere ao Pe. Anderson como o CEO da PUC. No entanto, o reitor esclarece: “Fico até lisonjeado, mas não me defino como CEO, pois a universidade é um projeto que transcende sua dimensão material. Ela representa uma experiência profunda de encontro de saberes e pessoas. Sou cidadão, membro da Companhia de Jesus, o décimo reitor jesuíta na sucessão do Pe. Leonel Franca, o primeiro reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro”.
Confiada à Companhia de Jesus, a PUC-Rio se destaca como uma universidade comunitária, voltada para a pesquisa, inovação e pela proximidade com a indústria que, junto com as políticas públicas em prol dos mais vulneráveis, pode ajudar a trazer mais igualdade ao País.
A entrevista completa, que aborda questões importantes relacionadas à Universidade e ao ensino superior no Brasil, está disponível no link: http://glo.bo/3Q8U5Jo