O Programa de Pós-graduação em Direito da Unicap (PPGD) deu mais um passo rumo à internacionalização ao apresentar docentes das universidades de Sevilha e de Valência ao reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens, SJ, durante um encontro na última terça-feira (31) à tarde. O tema da conversa foi os possíveis convênios entre as instituições.
Entre os participantes do encontro estava Alfonso de Julios Campuzano, professor catedrático de Filosofia do Direito na Universidade de Sevilha e membro da Academia Andaluza de Ciência Regional. Entre as suas principais linhas de pesquisa, destacam-se a cultura jurídica cosmopolita, o constitucionalismo multinível e a governança global. Além disso, ele é membro ativo da Rede de Pesquisa Estado e Constituição
Quem também estava no grupo que visitou o reitor foi Patricio Pazmiño, ex-presidente do Tribunal Constitucional do Equador no período de 2007-2008, ex-presidente da Corte Constitucional do Equador durante o período de transição, de 2008 a 2012, e juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde ocupou o cargo de vice-presidente.
Patrício Pazmiño Freire também é fundador da Rede para um Constitucionalismo Democrático, criada em 2011. Essa iniciativa tem como objetivo promover práticas democráticas e constitucionalismo em diversas regiões, fortalecendo, assim, os princípios fundamentais do Estado de Direito.
“Ele foi juiz do caso Chicão, cacique Xucuru de Ororubá (assassinado em conflito com latifundiários, em 1998) e isso traz experiência para o corpo docente e para o corpo discente, para marcar essa mobilidade com o âmbito internacional”, disse a coordenadora do PPGD, Profª Drª Érica Babini.
Outro visitante foi Roberto Viciano Pastor, professor catedrático de Direito Constitucional na Universidade de Valência. Ele faz parte da Cátedra Jean Monnet sobre as instituições políticas da União Europeia. As suas principais áreas de pesquisa concentram-se no direito autonômico espanhol, nos aspectos constitucionais e institucionais da integração europeia e no constitucionalismo democrático.
Além de suas atividades acadêmicas, Roberto Viciano Pastor dirigiu equipes de acompanhamento e assessoria nas Assembleias Constituintes de países como o Equador, em 1998 e 2008, a Venezuela, em 1999 e a Bolívia, em 2009. A Unicap foi representada ainda pelo pró-reitor de Graduação Degislando Nóbrega; pela coordenadora dos programas Stricto Sensu, Carla Teixeira; e pelos professores do PPGD Alexandre Pimentel, João Paulo Allain e Gustavo Ferreira.
Fonte: Unicap