Tomou posse na última segunda-feira (3/11), como diretor geral do colégio Diocesano, o Irmão Raimundo Nonato Oliveira Barros, em substituição ao padre Darly Luiz de Almeida. A solenidade aconteceu durante missa, na capela do colégio e contou com a presença de alunos, pais, professores, funcionários, diretores de instituições jesuítas no Piauí e do provincial do Brasil Nordeste, padre Miguel Martins Filho.
Em seu discurso de despedida, Pe. Darly agradeceu a todos que o ajudaram na missão de administrar o Diocesano. “Aprendi com vocês de Teresina a ser acolhedor”, declarou. E de modo especial, agradeceu aos professores pelo trabalho desenvolvido no colégio. “Acredito que o desafio maior é formar os jovens, através da cultura, para a Fé e a Justiça”.
“Estamos vivendo um tempo de renovar as nossas forças. Que o irmão Raimundo encontre nessa comunidade força para que possa realizar seus sonhos e dar continuidade a esse projeto que já está há 106 anos. Desejo muito sucesso ao projeto educativo dessa escola e que continue a ser uma referência no Piauí, para o Brasil e para o Mundo”, disse o provincial.
Após a assinatura do termo de posse, Irmão Raimundo citou Gonçalves Dias, nas palavras do poema Canção do Exílio, ao falar da sua volta a terra natal e da saudade que sentiu nos 25 anos em que ficou distante. Destacou, ainda, a necessidade dos vários seguimentos presentes no colégio formarem um corpo empenhado num diálogo com o mundo, como sujeitos capazes de amar a si e ao próximo.
Novas missões
Padre Darly dirigiu o Diocesano nos períodos de 1986 a 1993 e de 2007 a 2012. Sua próxima missão será na Residência Padre Monteiro da Cruz, como colaborador da Equipe do Colégio Santo Inácio em Fortaleza/CE.
Irmão Raimundo Nonato Barros, piauiense nascido em Teresina, era responsável pela administração da Província dos Jesuítas do Brasil Nordeste. Licenciado em Pedagogia, especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Administração, atuou como professor e diretor administrativo em colégios e faculdades da Companhia de Jesus. Sua nova missão é estar à frente da direção do Colégio Diocesano.
Fonte: Colégio Diocesano