Uma pequena cabana de pau a pique, construída pelos povos indígenas do então chamado “Planalto de Piratininga”, foi lugar para a instalação de uma igreja e de um colégio dos jesuítas enviados ao Brasil a pedido da Coroa portuguesa, em 1549. Fundado no dia 25 de janeiro de 1554, o Colégio de São Paulo de Piratininga foi o polo magnético que atraiu portugueses e indígenas para a região onde, em 1560, seria fundada a Vila de São Paulo e, posteriormente, a cidade de São Paulo que tem, assim, como origem uma pequena escola.
471 anos depois, os jesuítas mantêm viva a memória desta fundação por meio do complexo histórico, cultural e religioso Pateo do Collegio. O espaço, aberto para visitação, oferecerá ao longo dos dias 24 e 25 de janeiro, uma extensa programação cultural para comemorar o seu aniversário.
Entre os destaques da programação está a abertura da exposição “Em cena: o teatro do Pateo para a cidade”. A mostra contará a história do teatro na cidade de São Paulo por meio do legado jesuítico e da Casa de Ópera, o primeiro teatro oficial da cidade fundado no mesmo local do atual Pateo do Collegio. A exposição será instalada na antiga cripta do complexo – espaço que guarda remanescentes originais da construção do Colégio de São Paulo de Piratininga do século XVII – e passará a integrar o circuito expositivo do Museu Anchieta a partir do dia 25 (sábado).
Na Igreja São José de Anchieta será celebrada neste mesmo dia a missa em homenagem aos 471 anos do Pateo do Collegio, às 11h, pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ – diretor da instituição. A missa será também transmitida ao vivo pelo canal do Pateo do Collegio no YouTube.
Logo após a missa, um concerto gratuito da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. “Entre cordas: uma homenagem à Casa de Ópera de São Paulo e ao Pateo do Collegio” trará da Escola Municipal de Música à Igreja São José de Anchieta músicas brasileiras e espanholas com os violonistas Luísa Rezende e Douglas Pontes, uma homenagem ao surgimento da Companhia de Jesus na Espanha e à missão exercida em terras brasileiras. Na segunda parte do espetáculo, árias de ópera em homenagem à Casa da Ópera de São Paulo com a soprano Mayra Terzian e o tenor Wilson Pontes Júnior. O espetáculo conta com a curadoria do Maestro Thiago Tavares e tem duração prevista de 60 minutos.
Além disso, o público contará também com diversas ações educativas no Museu Anchieta e na Biblioteca Pe. Antônio Vieira ao longo dos dias 24 (sexta-feira) e 25 (sábado): visitas guiadas, oficinas de pequenos reparos em livros, leituras e workshops sobre documentos raros, monitorias sobre a história de São Paulo e acessibilidade em Libras. A programação completa das ações educativas está disponível no site do Pateo do Collegio (www.pateodocollegio.com.br) e para participar, basta realizar a inscrição gratuita diretamente no site e adquirir o ingresso do Museu no dia da visita.
Serviço Pateo do Collegio
Aberto de terça a sábado, das 9h às 16h45. Gratuito | Museu Anchieta, ingressos de R$5 a R$20