Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Ex-aluno da FEI desenvolve motor turbo para F-1

  • Postado em: 23 de abril de 2013

 

fotoA temporada 2013 da Fórmula 1 está a todo vapor e equipes e fornecedores já focam suas atenções para a temporada do próximo ano, que contará com mudanças significativas na parte técnica da competição. Dentre as alterações, a mais significativa está na volta do motor turbo, banido em 1988 e que voltará com uma configuração bem diferente dos atuais propulsores aspirados.  Para o retorno desses motores, as fornecedoras buscam alternativas para construir o melhor equipamento.
 
Uma delas, a Renault, encomendou os serviços da empresa alemã Prankl-APC Turbo System para desenvolver este projeto, cujo gerente é ex-aluno do Centro Universitário da FEI, que trabalha no automobilismo há mais de dez anos e tem experiência em diversas categorias.
 
Rodrigo Augusto Costa (foto) tem 33 anos, é de Sorocaba (interior de São Paulo) e, desde a adolescência, quando fez intercâmbio nos Estados Unidos, se apaixonou por montar carros e motores. Cursou Engenharia Mecânica Automobilística na FEI, em São Bernardo do Campo, onde participou do projeto Mini-Baja e foi convidado para visitar as equipes de Fórmula 1 Stewart (já extinta) e Williams, na Inglaterra, sendo o primeiro contato com a categoria.
 
fotoRumos
No começo dos anos 2000, trabalhou na Pirelli, na mesma época em que a empresa fornecia pneus para a Stock Car (a fabricante retornou em 2013, após seis temporadas fora) e na filial esportiva da Mercedes-Benz no Brasil, ajudando no trabalho que deu o título à montadora no Rali dos Sertões de 2002. Quando se formou, no final de 2002, passou a trabalhar para a BorgWarner Turbo System, que desenvolve os motores da Fórmula Truck. Rodrigo ficou 6 anos na filial brasileira neste projeto e no do Rali dos Sertões.
 
Entre 2002 e 2008, o sorocabano esteve sempre envolvido no campeonato de rali mais importante do país. Nos primeiros anos, foi membro da equipe de apoio, mas em 2007 recebeu o convite para ser navegador do piloto Adriano Leão, dono da própria equipe. O que foi uma ótima experiência. “Devido ao meu conhecimento técnico, só tive que aprender a navegar, coisa que nunca tinha feito antes. A minha parceria com ele deu certo e logo no nosso primeiro ano terminamos entre os dez primeiros”.
 
Com isso, a motivação pelo esporte a motor cresceu bastante. “Desde a BorgWarner, quanto eu comecei a ter contato direto com desenvolvimento de turbos para motores, minha paixão por automobilismo só aumentou. Eu tive ótimas experiências trabalhando na Fórmula Truck e no Rali, pois eu sempre tive bastante liberdade junto aos meus chefes para desenvolver novas tecnologias”.
 
Porém, em outubro de 2008, Rodrigo recebeu a oportunidade de trabalhar na matriz da empresa alemã e mudou-se para a Europa. Entretanto, ficou longe das competições com as novas funções. Até que em julho de 2012, ele recebeu um convite da Prankl-APC para o grande desafio de sua carreira. Agora é o gerente de projetos de turbo, onde a empresa tem trabalhado desde o começo de 2012 na construção do motor Renault que será usado na temporada 2014 de Fórmula 1.
 
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Compartilhe

AnteriorAnteriorJesuíta americano ganha perfil no The NY Times
PróximoEquipe Central do Magis 2013 se reúne no RJPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Ir. Kazuo Kimura, SJ

“Ignite the Way” | A Companhia de Jesus impulsionando a sinodalidade

Efoe conclui formação de orientadores espirituais 

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados