Nos dias 07 e 08 de junho, aconteceu, no Centro MAGIS Burnier, o segundo módulo do Aprendizes do caminho: curso para acompanhamento de jovens, assessorado pelo psicólogo Ivan Rodrigues, com a temática autoconhecimento. A iniciativa é fruto da parceria entre o MAGIS Burnier, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Regional) e o Eixo Juventudes e Vocações do Centro Cultural de Brasília e a Comunidade de Vida Cristã (CVX).
Ivan conduziu o itinerário do módulo a partir dos seguintes pontos: 1) Eu sou…Nas concepções de Jesus, da Igreja, da Psicologia existencial/fenomenológica; 2) Eu sou com o outro…Na cooperação, ajustamento, comunicação e empatia; 3) Eu sou para…A missão e sentido na opção de vida. O itinerário possibilitou aos participantes a compreensão de que o processo de construção do autoconhecimento se dá na busca de sua essência interna e na aceitação dessas características, de modo a modificá-las quando necessário, adotando novos repertórios comportamentais.
“O segundo módulo do curso Aprendizes do Caminho foi uma experiência de autodescoberta e de amadurecimento, e da descoberta de que o autoacompanhamento é base inegociável para uma atuação significativa no acompanhamento das juventudes”, destacou a religiosa Amanda Cristina, das Pequenas Irmãs da Divina Providência. “Neste segundo módulo foi de suma importância a questão do autoconhecimento, pois sem ele, ficamos impossibilitados de ajudar os jovens. Então se nos conhecemos e aceitamos quem somos, isso abre janelas para uma possibilidade ainda maior de ajudar o outro”, ressaltou o noviço Orionita Janrles Vinicius.
O encontro foi finalizado no domingo, com uma discussão em grupo sobre a contribuição do filme assistido, Gênio Indomável, de 1997. Todos seguem animados e dispostos no serviço e acompanhamento das juventudes.




