As homenagens ao Apóstolo do Brasil e padroeiro da Província dos Jesuítas do Brasil ganharam destaque em todo o país, especialmente no Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Espírito Santo, onde a festa teve seu ponto alto no dia 09 de junho. A data celebra o legado do missionário jesuíta, que dedicou sua vida à evangelização, à defesa dos povos originários e à inculturação do Evangelho no território brasileiro.
No dia 06 de junho, o bispo de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, celebrou pela primeira vez no Santuário e afirmou: “Celebrar São José de Anchieta é celebrar a missão da Igreja”. Já no dia 09 de junho, data da solenidade, o arcebispo de Vitória, dom Ângelo Mezzari, RCJ, presidiu a celebração e recordou sua participação na Missa de Ação de Graças pela canonização de Anchieta com o Papa Francisco, em 2014: “Foi um momento muito especial e não imaginava que hoje estaria aqui!”. Ele também destacou o papel dos jesuítas na preservação da memória de Anchieta: “O Santuário Nacional, como o de Aparecida, tem histórias entrelaçadas. Os jesuítas são guardiões da memória e do legado de São José de Anchieta. E reforçamos o compromisso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em tornar São José de Anchieta cada vez mais amado e conhecido.”
A programação teve início em 24 de maio com a Peregrinação Jubilar, e incluiu, no dia 08 de junho, a Peregrinação da Juventude.
O reitor do Santuário, Pe. Álvaro Negromonte, SJ, destacou: “Celebrar Anchieta é renovar o nosso sim ao Evangelho, à missão da Igreja de ir ao povo. Que ele continue sendo para nós farol de esperança e exemplo de dedicação radical a Cristo e aos mais pobres.”
Além das celebrações no Santuário Nacional, diversas obras da Província dos Jesuítas do Brasil também se uniram às comemorações. Confira a seguir algumas dessas iniciativas:
Caminhada reúne mais de cem jovens no Espírito Santo
No dia 07, mais de cem jovens participaram da segunda edição da Peregrinação Jovem ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Espírito Santo. O evento, parte do Jubileu da Esperança e da Campanha Ser Mais Com Os Demais, reuniu grupos juvenis, religiosos e comunidades locais em uma caminhada de fé e compromisso social. Durante o percurso, foram realizadas reflexões sobre figuras importantes da Igreja, encenações e momentos de oração, fortalecendo a espiritualidade e a união dos participantes.
Leia mais: https://bit.ly/43X8ZYS
Comunidade inaciana em Manaus celebra São José de Anchieta
A comunidade inaciana de Manaus (AM) celebrou São José de Anchieta com missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Samuel Ferreira de Lima, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além de destacar o exemplo missionário do santo jesuíta, seu diálogo com povos indígenas e a inculturação do Evangelho, a celebração reforçou a oração por vocações e o serviço dos catequistas.
A missa contou com a participação de jesuítas e representantes do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies Manaus), do Centro MAGIS Amazônia e do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), além da Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS).
Leia mais: https://bit.ly/4kE5wpf
Encontro dos jesuítas do Núcleo Apostólico Ceará celebra São José de Anchieta
Na manhã do dia 09, jesuítas do Núcleo Apostólico Fortaleza, Baturité e Russas reuniram-se na Casa de Saúde e Bem-Estar São Luiz Gonzaga, em Fortaleza (CE), para celebrar a memória de São José de Anchieta. Foi um bonito momento de comunhão entre gerações: noviços, jesuítas em formação, companheiros que, atualmente, assumem a missão nas frentes apostólicas do Núcleo e jesuítas residentes na Casa de Saúde, que, ao longo da vida, tanto bem fizeram à Companhia de Jesus e que hoje continuam sustentando a missão com sua oração fiel e silenciosa. A experiência foi sinal vivo da comunhão na diversidade de etapas formativas e experiências de missão, à luz do testemunho inculturado, missionário e apaixonado de São José de Anchieta, que continua a inspirar o caminhar da Companhia de Jesus no Brasil.
Leia mais: https://bit.ly/4dXYclP
Pateo do Collegio: ação educativa pelo dia de São José de Anchieta
No último sábado (07), o Museu Anchieta promoveu ação educativa especial para celebrar o Dia de São José de Anchieta, grande homenageado do Pateo do Collegio, complexo histórico, cultural e religioso. A oficina Anchieta e a Mata Atlântica abordou a missão do apóstolo do Brasil como naturalista e botânico, além de discutir aspectos das boticas jesuíticas no período colonial. O mote da ação educativa foi também a famosa Carta de São Vicente, escrita por Anchieta em 1560, considerada um tratado etnobiológico do Brasil, o primeiro registro detalhado da fauna e da flora da Mata Atlântica.
Leia mais: https://bit.ly/4n1Pk2I




