A Festa Nacional de São José de Anchieta teve seu ponto alto no dia 09 de junho, com celebração solene no Santuário Nacional, no Espírito Santo. A data marca o dia do Apóstolo e Padroeiro do Brasil e da Província dos Jesuítas do Brasil.
O bispo de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, celebrou pela primeira vez, dia 06 de junho, no Santuário e afirmou: “Celebrar São José de Anchieta é celebrar a missão da Igreja”.
Já o arcebispo de Vitória, dom Ângelo Mezzari, RCJ, que celebrou a solenidade pela primeira vez no Santuário, dia 09 de junho, lembrou: “Estive presente na missa de ação de graças pela canonização de Anchieta com o Papa Francisco em 2014. Foi um momento muito especial e não imaginava que hoje estaria aqui!”
Ele destacou o papel dos jesuítas na preservação da memória de Anchieta: “O Santuário Nacional, como o de Aparecida, tem histórias entrelaçadas. Os jesuítas são guardiões da memória e do legado de São José de Anchieta. E reforçamos o compromisso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em tornar São José de Anchieta cada vez mais amado e conhecido.”
A festa, iniciada em 24 de maio, contou com a Peregrinação Jubilar, e no dia 08 de junho houve a Peregrinação da Juventude.
O reitor do Santuário, Pe. Álvaro Negromonte, SJ, concluiu: “Celebrar Anchieta é renovar o nosso sim ao Evangelho, à missão da Igreja de ir ao povo. Que ele continue sendo para nós farol de esperança e exemplo de dedicação radical a Cristo e aos mais pobres.”




