Cerca de 50 estudantes do curso de Administração do Centro Universitário da FEI, campus São Paulo, apresentarão oito projetos de empresas para futuros empreendedores. Os projetos foram desenvolvidos a partir de ideias de negócio inovadoras, criativas e sustentáveis, nos segmentos de serviços e produtos, e que reúnem características diferenciadas no mercado. As empresas idealizadas pelos alunos estão prontas para saírem do papel. Os projetos da 13ª Feira de Negócios e Empreendedorismo, que faz parte da Semana da Administração, estarão expostos na quadra poliesportiva do campus São Paulo da FEI, no próximo dia 14 de maio, das 19h20 às 22h10.
Os visitantes da Feira terão a oportunidade de conhecer em detalhes o processo de criação de uma empresa e saber como torná-la uma ideia atraente. Na área alimentícia, por exemplo, um grupo de alunos criou o Sushi Kazoku, restaurante oriental que tem como principal diferencial um método muito conhecido no Japão, o ‘Rotary Sushi’ ou Sushi na esteira, que coloca à disposição dos clientes pratos em um sistema de esteiras rotativas. O cardápio prevê uma variedade de pratos à base de frutos do mar, sushis de peixes marinho e de água doce, além de sobremesas e bebidas. Para reduzir o desperdício de alimentos, os alunos criaram um ‘point card’, um cartão de desconto para futuros consumos no restaurante.
Os projetos foram desenvolvidos por alunos do 6º semestre do curso de Administração, orientados pelo professor da disciplina de Empreendedorismo II, Luiz Ojima Sakuda. “O principal objetivo da Feira é proporcionar aos alunos a experiência de construir um modelo inovador de negócios e apresentá-lo a investidores e ao público. Além disso, os negócios mostram a recrutadores o potencial de realização dos alunos”, diz o professor.
Para o visitante, é uma oportunidade de trocar ideias, esclarecer dúvidas e conhecer o processo para montar um negócio. “Um dos maiores e mais difíceis desafios que os empresários e executivos enfrentam é identificar e analisar ideias de negócios com maior potencial de sucesso” afirma o professor.
Os trabalhos serão avaliados por uma banca examinadora composta por investidores, como Marcos Pereira de Almeida, da NH Investimentos, Fernando Bresslau, profissional de venture capital, Fernando Kuzuhara, da F2MKT Investimentos, e Luiz Sakuda, professor de Empreendedorismo da FEI.
Mais seis projetos
Batendo Bolão – Espaço dedicado exclusivamente aos homens que gostam de cuidar da aparência. Os clientes terão à disposição serviços como coloração, limpeza de pele, massagens, depilação, manicure e pedicure. A proposta é deixar o cliente bem à vontade e bem servido, para isso, enquanto espera, poderá assistir aos jogos de futebol na TV, jogar games eletrônicos e ainda saborear uma cerveja.
CarE – Prestadora de serviços de cuidados automotivos, como lavagens, higienizações, serviços de tratamento de pintura, micro checkup de itens de segurança, para carros, motos e pequenos veículos utilitários. Os alunos se preocuparam em utilizar produtos biodegradáveis e água de reuso para evitar impactos ambientais.
Clube A.n.j.o.s – O clube A.n.j.o.s (Associação dos Novos Jovens Otimistas de Sucesso) é um espaço exclusivo para o público da terceira idade praticar exercícios físicos, participar de aula de artesanato, culinária, tecnologia e dança. É um ambiente criado para proporcionar mais conforto aos idosos, que poderão usufruir de momentos de lazer, cuidados com a saúde e interação com os demais frequentadores.
MedPet – Empresa de planos de saúde para animais domésticos, que também irá oferecer serviços de estética. Os planos são mensais e estão divididos em três categorias: Básico (R$ 39,90), Care (R$ 59,90) e Premiun Care (R$ 89,90). Os valores variam de acordo com a quantidade de serviços prestados. Todos os planos oferecerão primeira consulta em domicílio e castração.
MusculaCão – Academia para cães e os donos. Enquanto o proprietário do animal faz as atividades físicas na academia de ginástica, o cão fica se exercitando em uma área exclusiva.
Neobook – Empresa de tecnologia voltada à criação e ao desenvolvimento de livros interativos, no segmento de e-book. Os estudantes tiveram a preocupação de inserir autores independentes e pequenas editoras no mercado digital de livros e dar autotomia, também, para quem quiser criar seu próprio livro digital por meio da home page da empresa.
Fonte: Centro Universitário FEI