Teve início na segunda-feira (07), o Curso de Especialização em Saúde Mental no contexto da Vida Religiosa Consagrada e Presbiteral, promovido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). A proposta é oferecer subsídios para refletir sobre o fenômeno do adoecimento psíquico contemporâneo entre religiosos(as) e presbíteros, contribuindo para a prevenção, o cuidado e a promoção de uma cultura eclesial sadia. O curso conta com o apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Voltado a profissionais da saúde mental, pessoas atuantes em contexto formativo eclesial e demais interessados, o curso tem carga horária de 386 horas-aula, distribuídas ao longo de um ano e meio. O primeiro módulo reúne presencialmente os alunos no campus da Faje, até o próximo dia 11.
A especialização se organiza em torno de três eixos. No primeiro, será oferecida uma abordagem que visa resgatar uma visão filosófica, sociológica e bíblico-teológica mais integrada e harmônica do ser humano. O segundo eixo abordará elementos eclesiológicos e espirituais da formação à vida consagrada e presbiteral, com enfoque no binômio prevenção-cuidado. Já o terceiro e último trará elementos práxicos de prevenção e cuidado psíquico-espiritual, a partir das contribuições da psicologia.
O curso tem a coordenação acadêmica do frade carmelita e doutor em Psicologia, Vagner Sanagiotto, e a coordenação executiva de Felipe Magalhães Francisco, mestre em Teologia pela Faje.




