Na tarde desta quarta-feira (30), véspera do Dia de Santo Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus no Brasil reuniu cerca de 380 participantes, entre jesuítas e colaboradores de diversas frentes apostólicas espalhadas pelo país, em um encontro on-line. O evento teve como objetivo celebrar a memória do fundador da Companhia de Jesus e anunciar a continuidade da Campanha Ser + com os Demais até julho de 2026.
O sócio do provincial, Ir. Davidson Braga, SJ, conduziu o encontro e destacou o desejo da Companhia de seguir “caminhando em unidade”, especialmente em um momento marcado por grandes desafios e oportunidades. Enfatizou ainda que “todos nós precisamos carregar essa certeza de que somos vocacionados e vocacionadas. Todos somos chamados para uma missão, a partir dos dons e talentos pessoais. Todos nós que colaboramos nessa missão — jesuítas, leigos, leigas, religiosas — somos convidados a continuar sendo presença junto às juventudes”.
Em sua fala, o provincial do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, reforçou a importância de retomar as motivações que sustentam a missão da Companhia de Jesus: “É fundamental recordar o que nos move, por que estamos aqui e qual é o sentido do que fazemos”. Para ilustrar esse convite ao reencontro com o propósito da missão, o provincial citou uma entrevista concedida pelo Papa Francisco em 2013, logo após sua visita ao Brasil. Na ocasião, ao ser perguntado sobre os motivos que o levaram a entrar na Companhia de Jesus, o Papa respondeu: “Eu queria algo mais, mas não sabia o quê. Na Companhia, me impressionaram três coisas: o espírito missionário, a comunidade e a disciplina”. O Pe. Smyda também destacou outro ensinamento do Papa: “O jesuíta não tem medo de sonhar alto, de ter grandes visões. Mas sabe, ao mesmo tempo, trabalhar com o que é pequeno, com as coisas simples que constroem a grande humanidade”.
Durante as suas palavras, o provincial reforçou ainda que jesuítas e colaboradores são chamados a servir com humildade, colocando sempre Cristo e a Igreja no centro da missão, mesmo diante das dificuldades e incompreensões. “Servimos em nome de Deus, e isso exige de nós coragem e sacrifício”, concluiu.
Na sequência, o secretário para a Juventude e Vocações, Pe. Edson Tomé, SJ, o secretário executivo do Eixo Vocações, Ir. Douglas Alexander Turri, SJ, e o diretor do Centro MAGIS Burnier, Ir. Ubiratan Costa, SJ, apresentaram o balanço do primeiro ano da Campanha Ser + com os Demais, que está vinculada à 3ª Preferência Apostólica Universal: “Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança”. A iniciativa já gerou frutos significativos e promoveu conexões profundas entre pessoas e instituições da Companhia. A nova fase busca ampliar a visibilidade da vocação de leigos e colaboradores, promovendo escuta, formação e partilha em rede. “Queremos inspirar novas vocações, reforçar vínculos e seguir discernindo, como Corpo Apostólico, os passos que ainda podemos dar”, afirmou o Ir. Douglas.
Durante o evento, foi exibido um vídeo com depoimentos dos secretários das redes apostólicas, reforçando a importância do trabalho conjunto. Desde seu lançamento, em junho de 2024, a campanha tem gerado conexões significativas e convidado a viver uma fé traduzida em cuidado, escuta e presença.
Ao prorrogar a iniciativa até 2026, a Província reafirma compromissos estratégicos como o fortalecimento da missão em rede e a promoção de uma cultura vocacional viva. “Temos mais um ano para aprofundar esse trabalho, que já está consolidado. O apelo continua: seguir colaborando”, disse o Ir. Davidson.
Além disso, a Companhia no Brasil iniciou um tempo de oração para ajudar o Pe. Geral, Arturo Sosa, SJ, em seu processo de discernimento para escolher e nomear o próximo provincial. Toda a comunidade é convidada a participar deste momento.
Na ocasião, também foi anunciada a próxima edição do Encontro da Província, marcada para 21 a 24 de julho de 2026, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).
Galeria de Fotos:







