A Sophia University, da Companhia de Jesus em Tóquio, no Japão, comemora no fim deste mês de maio o centenário de sua fundação. A trajetória da universidade começa apenas cinco anos após o retorno da Companhia de Jesus ao Japão, em maio de 1913, seguindo o desejo de São Pio X. No início apenas poucos alunos eram matriculados, não passando de 20. Mas depois do fim da guerra em 1945, o número de estudantes começaram a subir, em parte devido à introdução da educação mista (1957) e a admissão de estrangeiros.
Mas o sucesso da universidade deve-se, principalmente, pela presença de mais de 100 jesuítas de 20 países diferentes. Atualmente, Sophia tem 12.300 alunos em oito faculdades e 12 institutos de Especialização, sendo 1.500 estudantes estrangeiros. Na capital japonesa são 30 professores jesuítas, quase todos japoneses. A Sophia University é considerada uma das melhores entre as 13 universidades internacionais do Japão.
A celebração do centenário será realizada em uma série de eventos culturais que destacam o caráter internacional e católico da “Sophia”. Em algumas das suas principais cidades (Tóquio, Osaka, Kyoto) serão realizadas apresentações de uma ópera sobre Hosokawa Gratia, mártir do século XVII. Em 9 e 10 de setembro será realizada em Washigton DC, em colaboração com a Universidade de Georgetown, um simpósio sobre a universidade e educação estrangeira.
Poucos dias depois, em 27 de setembro, com a contribuição das universidades de Colônia e Luxemburgo, outro simpósio será realizado, em Colônia. O terceiro simpósio comemorativo de Tóquio abre no dia 7 de dezembro e vai abordar as Universidades Jesuítas na Ásia Oriental. Finalmente, em março de 2014, a celebração do centenário será concluída em Roma, na sede da Universidade Gregoriana.
Fonte: Cúria Roma