
Na última quinta-feira (28), a Comunidade de Saúde e Bem-Estar Ir. Luciano Brandão, em Belo Horizonte (MG), foi tomada pelo aroma irresistível de pizzas saindo do forno, resultado de uma oficina muito especial conduzida pelos jesuítas para um grupo de idosos entre 83 e 95 anos. A atividade envolveu todas as etapas — desde o preparo da massa até a escolha dos ingredientes e a montagem final — e representou mais do que uma simples aula de culinária: foi um momento de partilha, resgate de memórias e fortalecimento de vínculos.
Com mãos experientes e olhares atentos, os participantes se envolveram com entusiasmo em cada etapa da oficina. Enquanto amassavam a farinha ou espalhavam o molho de tomate, histórias da juventude vinham à tona, temperando a atividade com lembranças afetuosas e muitas risadas. Promovida pelos jesuítas como parte do cuidado integral oferecido na Comunidade de Saúde, a oficina reforça a importância de proporcionar experiências significativas e prazerosas na vida dos idosos. Cozinhar juntos, além de estimular a coordenação motora e os sentidos, cria um espaço de convivência, autoestima e valorização da história de cada um.
Ao final da manhã, as pizzas foram saboreadas com alegria e orgulho — afinal, eram obras-primas feitas com amor, temperadas com memórias e assadas no calor da partilha.




