O jovem italiano Carlo Acutis foi canonizado neste domingo (07) pelo Papa Leão XIV, em cerimônia realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Morto em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, Carlo entra para a história como o primeiro santo da geração millennial, nascidos entre as décadas de 1980 e 1990.
Conhecido como “padroeiro da internet”, ele usou seu talento em programação e tecnologia para evangelizar, criando, entre outros projetos, um site que catalogava milagres eucarísticos, aparições marianas e eventos da Igreja.
A canonização, a primeira do pontificado do Papa Leão XIV, reuniu milhares de fiéis e autoridades. Entre os presentes estavam os pais de Carlo, que levaram ao altar um relicário com fragmentos de seu coração.
O primeiro milagre atribuído a Carlo ocorreu em 2010, em Campo Grande (MS), envolvendo a cura de um menino de dois anos com uma doença rara no pâncreas. O segundo, confirmado em 2022, refere-se à recuperação de uma jovem da Costa Rica que sofreu grave traumatismo craniano.
Carlo Acutis e a Companhia de Jesus
Carlo tinha profunda ligação com a espiritualidade inaciana. Durante a adolescência, manteve contato com jesuítas e participou de atividades inspiradas nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, que influenciaram seu caminho de fé e serviço.
Carlo foi estudante no Instituto Leão XIII, em Milão (Itália), um colégio da Companhia de Jesus. Lá, teve contato próximo com a espiritualidade inaciana e participou de atividades inspiradas nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, que influenciaram seu caminho de fé e serviço.
Um exemplo para os jovens
Nascido em Londres (Inglaterra) e criado em Milão (Itália), Carlo se destacou pela devoção diária à Eucaristia e por seu serviço às pessoas em situação de vulnerabilidade. Morreu no dia 12 de outubro de 2006 e está sepultado em Assis (Itália).
Carlo se torna inspiração especial para jovens e para todos os que buscam viver a fé no mundo contemporâneo, unindo espiritualidade, criatividade e compromisso com o próximo.




