
Entre os dias 10 e 12 de setembro, o Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), recebeu a reunião anual dos superiores com o Conselho para a Missão e a Consulta Canônica. O primeiro dia do encontro foi dedicado à partilha do Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, provincial do Brasil, sobre alguns pontos da resposta do Pe. Geral Arturo Sosa, SJ, às cartas ex-officio 2024. A partilha foi aprofundada pelos delegados e secretários apostólicos, que destacaram suas respectivas áreas.
Reflexões sobre o papel de coordenador de Núcleo Apostólico e sobre o redimensionamento da Província marcaram o segundo dia de reunião. O sócio do provincial, Ir. Davidson Braga, SJ, apresentou um paralelo entre as redes apostólicas e os núcleos apostólicos que ajudou a aprofundar a temática em grupos de partilha. Os participantes foram adquirindo maior clareza dos temas que devem seguir sendo aprofundados nas obras e comunidades. Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, destacou que um elemento específico do coordenador de núcleo, diferente do papel de superior, é o acompanhamento dos leigos que estão em cargos de direção das obras.
No último dia do encontro, foi realizada a dinâmica Espaço Aberto, pela qual os presentes propuseram os temas para serem aprofundados. Entre eles, destacaram-se propostas formativas e a criação de comissões que serão estudadas e encaminhadas proximamente. Antes de concluir, o Pe. Smyda propôs uma revisão na política de direitos autorais dos jesuítas e convidou o delegado para a Proteção e o Cuidado, Pe. Elcio José Toledo, SJ, para apresentar o portal de Serviço de Cuidado e Proteção aos presentes.




