
No contexto das celebrações pelos 400 anos da chegada dos Missionários Jesuítas ao Rio Grande do Sul, que serão comemorados em 2026, o Pe. Antônio Anderson Rabêlo, SJ, compôs uma oração especial, aprovada por dom Liro Vendelino Meurer, bispo da Diocese de Santo Ângelo (RS), e pela Comissão Diocesana dos 400 anos.
Essa prece recorda o legado de evangelização, fé e testemunho dos Santos Mártires das Missões — Roque Gonzales, Afonso Rodrigues e João de Castilho — e nos convida a viver este Ano Jubilar como uma Igreja em saída, sinodal e missionária.
Ó Deus, Pai Criador, nós Vos damos graças pela celebração do IV Centenário das Missões Jesuítico-Guarani, marco inicial da evangelização em nossas terras.
Ó Deus, Filho Redentor, concedei-nos a graça de sermos acolhidos sob a Vossa bandeira, a exemplo dos Santos Mártires das Missões: Roque, Afonso e João.
Ó Deus, Espírito Santo Consolador, animai-nos na missão de seguir fielmente e testemunhar com alegria o Evangelho de Cristo.
Que a Virgem Conquistadora interceda por nós, para que este Ano Jubilar nos inspire na missão de sermos cada vez mais uma Igreja em saída e sinodal. Amém.




